Com patrocínio da JTI, Festival Santa Cruz de Cinema cresce em proporção e impacto cultural

Compromisso da empresa reforça fomento à cultura local, em edição que homenageia a atriz Virginia Cavendish e o ator Marcos Breda

A JTI (Japan Tobacco International) reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e sul-riograndense ao patrocinar a 7ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema. Desde o primeiro ano, a empresa é incentivadora deste evento que se consolidou como uma das mais importantes celebrações do cinema nacional, atraindo cineastas de todo o Brasil e ultrapassando fronteiras estaduais.

O festival, que acontece de 3 a 6 de setembro de 2024, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), tem se destacado como o de maior audiência do Estado, com uma média de público acima de 600 pessoas por sessão. Este ano, o evento promete ser ainda mais impactante, com a presença de nomes renomados do cinema nacional, como a atriz Virginia Cavendish, a grande homenageada desta edição, e o ator Marcos Breda, que receberá o Prêmio Tuio Becker, e reforça a relevância do evento no cenário audiovisual brasileiro.

“Apesar dos desafios enfrentados devido às enchentes que atingiram a região, resultando no adiamento do evento, o Festival Santa Cruz de Cinema segue firme em sua missão de fomentar a economia criativa do cinema. Considerando ser parte essencial na recuperação social e econômica e da autoestima do povo gaúcho, a JTI vem reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento cultural da região por meio deste Festival e da Oktoberfest”, ressalta Omar Teixeira, Diretor de Asssuntos Corporativos e Comunicação da JTI.

Além das exibições competitivas, o festival inclui oficinas e painéis gratuitos para a comunidade, permitindo um maior acesso ao mercado audiovisual, especialmente para os jovens do ensino médio das escolas públicas da região. “Este ano, a adesão das escolas foi a maior já registrada, com a ida patrocinada pela UNISC de 16 escolas das cidades de Vera Cruz, Vale do Sol e Venâncio Aires, o que reforça nosso compromisso de tornar a cultura cada vez mais acessível aos jovens estudantes”, comenta Rudinei Kopp, professor da UNISC.

A realização do Festival Santa Cruz de Cinema é fruto de uma parceria sólida entre o Sesc/RS, a UNISC, a Pé de Coelho Filmes, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, a Corsan, e a JTI, com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Santa Cruz Film Commission. “Este evento é muito importante para a região e para o Brasil, pois não só celebra o cinema, mas também fortalece a cultura local, trazendo visibilidade para os artistas e promovendo o crescimento da economia criativa”, conclui Diego Tafarel, diretor e roteirista do Pé de Coelho Filmes.


Programação

Data: 3 a 6 de setembro de 2024

Local: Auditório Central da Unisc


Horários

14h: Painéis com profissionais do cinema

19h: Exibição das Mostras Competitivas

21h: Debates com cineastas

22h: Rodada de negócios

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Meu Amigo Pinguim" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Meu Amigo Pinguim” com direção do cineasta David Schurmann, que também dirigiu o delicado “Pequeno Segre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba