“Sob Pressão”, de Andrucha Waddington; “Levante”, de Lillah Halla; “Tinta Bruta”, de Filipe Matzembacher; e “Carvão”, de Carolina Markowicz. Fotos: Divulgação
A 26ª edição do Festival do Rio acontece entre 3 e 13 de outubro e o Canal Brasil vai exibir, no dia 28 de setembro, a partir das 10h30, oito longas-metragens que foram destaque em edições anteriores do evento. A Maratona Festival do Rio reúne “Sob Pressão”, de Andrucha Waddington; “Mato Seco em Chamas”, de Joana Pimenta e Adirley Queirós; “Breve Miragem de Sol”, de Eryk Rocha; “Carvão”, de Carolina Markowicz; “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira; “Levante”, de Lillah Halla; “Regra 34”, de Julia Murat; e “Tinta Bruta”, de Filipe Matzembacher.
Dirigido por Andrucha Waddington, “Sob Pressão” abre a programação. Na emergência de um hospital, um médico e sua equipe precisam realizar três cirurgias - de um traficante, de um policial militar e de uma criança - feridos no mesmo tiroteio em uma favela. O longa-metragem venceu nas categorias de Melhor Ator (Júlio Andrade) e Melhor Ator Coadjuvante (Stepan Nercessian) no Festival do Rio 2016.
“Levante”, de Lillah Halla, que ficou entre os seis filmes pré-selecionados para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar®️ 2025 de Melhor Filme Internacional, também está na programação. A trama gira em torno de Sofia (Ayomi Domenica), uma jogadora de vôlei de 17 anos que descobre uma gravidez em meio a uma competição importante que pode abrir seus caminhos profissionais. O filme venceu nas categorias de Melhor Direção e Melhor Montagem no Festival do Rio 2023.
A maratona também exibe o documentário “Mato Seco em Chamas”, de Joana Pimenta e Adirley Queirós, que acompanha uma operação da polícia militar contra o tráfico de drogas na cidade periférica de Ceilândia, no Distrito Federal, em 2013. O filme venceu o prêmio de Melhor Fotografia no Festival do Rio em 2022. Em “Breve Miragem de Sol”, de Eryk Rocha, Paulo (Fabricio Boliveira) é um taxista que trabalha exaustivamente à noite e, em meio à jornada de solidão, encontra Karina (Barbara Colen) que traz o amor de volta para sua vida. O filme foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Ator, para Fabrício Boliveira, na edição de 2019.
Vencedor no Festival do Rio em 2022 das categorias de Melhor Atriz Coadjuvante para Aline Marta Maia, Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte, o longa-metragem “Carvão”, de Carolina Markowicz, conta a história de uma família camponesa que vive no interior de São Paulo e luta para cuidar do seu patriarca doente. Quando um traficante argentino chega, o rumo de suas vidas muda.
O longa-metragem “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, é inspirado no mito de Medusa e mostra um grupo de jovens mulheres que aparentam ser perfeitas e se submetem a um regime de opressão. A produção ganhou nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (Lara Tremouroux) em 2021. Já “Regra 34”, de Julia Murat, conta a história de uma jovem estudante de Direito que precisa se prostituir na internet para conseguir pagar seus estudos. O filme foi premiado por Melhor Direção no Festival do Rio de 2022.
“Tinta Bruta”, de Filipe Matzembacher, encerra a programação especial do Canal Brasil. No longa, o jovem Pedro (Shico Menegat) enfrenta um momento difícil da sua vida em que responde a um processo criminal e, ao mesmo tempo, precisa lidar com a mudança da irmã, sua única amiga. Como forma de fuga, ele passa a fazer apresentações eróticas na internet usando o codinome GarotoNeon com o corpo coberto de tinta neon. O longa foi premiado no Festival do Rio 2018 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro (Filipe Matzembacher), Melhor Ator (Shico Menegat) e Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Fernandes).
Maratona Festival do Rio
Horário: Sábado, 28/09, a partir das 10h30
“Sob Pressão” (2014) (90’)
Horário: Sábado, 28/09, às 10h30
Classificação: 14 anos
Direção: Andrucha Waddington
Sinopse: Ao longo de um dia tenso no hospital de emergência, acompanhamos o trabalho do cirurgião Evandro e equipe em três casos que requerem cirurgia de risco: um traficante, um policial militar e um filho de família rico, todos feridos durante um tiroteio em uma favela próxima ao hospital.
Mato Seco em Chamas (2022) (153’)
Horário: Sábado, 28/09, às 12h
Classificação: 14 anos
Direção: Adirley Queirós e Joana Pimenta
Sinopse: Na favela de Sol Nascente, na Ceilândia (DF), a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara, grande gasolineira da região, tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular, com a ajuda da irmã. Quando o Brasil se torna mais conservador e ameaça votar na extrema-direita, o posicionamento de Chitara se transforma num ato político.
Breve Miragem de Sol (2020) (90’)
Horário: Sábado, 28/09, às 14h35
Classificação: 14 anos
Direção: Eryk Rocha
Sinopse: Recém-divorciado, Paulo começa a trabalhar como taxista na noite do Rio de Janeiro. Trabalhando exaustivamente, ele sempre encontra novos rostos que o ajudam a enfrentar a solidão.
Carvão (2022) (109’)
Horário: Sábado, 28/09, às 16h05
Classificação: 18 anos
Direção: Carolina Markowicz
Sinopse: Irene e o marido, Jairo, têm uma pequena carvoaria no quintal de casa, numa cidade do interior. Eles cuidam do filho pequeno, Jean, e do pai dela, que não sai mais da cama, não fala, não ouve. Tudo muda quando decidem hospedar em sua casa, em troca de uma boa quantidade em dinheiro, um estrangeiro misterioso. A chegada do homem, um sujeito pouco simpático que não fala português, transforma, não necessariamente para melhor, a dinâmica da vida da família de Irene, além de os colocar em risco, a ponto de ela pensar se aquilo tudo vale a pena.
Medusa (2021) (132’)
Horário: Sábado, 28/09, às 17h55
Classificação: 14 anos
Direção: Anita Rocha da Silveira
Sinopse: Para resistir à tentação, Mariana e suas namoradas fazem o melhor que podem para controlar tudo e todos ao seu redor. Entretanto, chegará o dia em que a vontade de gritar será mais forte do que nunca.
Levante (2024) (97’)
Horário: Sábado, 28/09, às 20h05
Classificação: 16 anos
Direção: Lillah Halla
Sinopse: O filme acompanha Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista, descobre que está grávida. Ela decide interromper a gravidez de forma clandestina, mas um grupo fundamentalista está disposto a detê-la para que não realize o aborto. Entretanto, Sofia está decidida e conta com uma vasta rede de apoio e com o amor dessas pessoas.
Regra 34 (2022) (100’)
Horário: Sábado, 28/09, às 21h45
Classificação: 18 anos
Direção: Julia Murat
Sinopse: Simone é uma jovem advogada negra que passou anos fazendo performances online de sexo para pagar a faculdade de Direito. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e sua ambição é defender mulheres em casos de abuso. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, uma amiga envia para ela o link de um vídeo onde uma mulher negra pratica sadomasoquismo. Gradualmente, Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas BDSM e seus interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo.
Tinta Bruta (2018) (118’)
Horário: Sábado, 28/09, às 23h30
Classificação: 18 anos
Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Sinopse: Pedro (Shico Menegat) passa por uma fase conturbada na vida. O jovem gaúcho enfrenta um processo criminal por agredir um homem e se vê obrigado a lidar com a despedida iminente da irmã, Luiza (Guega Pacheco), a única familiar com quem se relaciona. O rapaz abandonou a faculdade de Química e passou a ganhar dinheiro fazendo shows eróticos no seu próprio quarto sob o codinome Garoto Neon, dançando em frente à câmera com o corpo pintado por tintas brilhantes no escuro. O apelo com seu público cativo, no entanto, vêm diminuindo depois do surgimento de Leo (Bruno Fernandes), um dançarino que também executa performances, complicando ainda mais a vida do protagonista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário