Jean-Claude Bernadet, ícone do cinema brasileiro, e que acaba de completar 88 anos, recebe homenagem à sua longeva carreira na plataformaSesc Digital, com a disponibilização de quatro títulos, que podem ser acessados até 20 de setembro.
São Paulo Sinfonia e Cacofonia (1994, 40 min), #eagoraoque (2020, 70 min), A Última Valsa (2024, 6 min) e Cama Vazia (2020, 6 min) tem na direção Jean-Claude (só ou em co-direção), em um importante recorte do cinema brasileiro autoral.
Crítico, roteirista, diretor, montador, ator, professor, escritor, pensador e um dos maiores nomes da história do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet também é reconhecido por sua generosidade com as novas gerações de cineastas: dificilmente se recusa a participar ou dar consultoria em curtas, médias e longas quando solicitado.
A presença na plataforma acontece em complemento à mostra “Bernardet e o Cinema", que acontece em agosto e setembro nas unidades do CCBB em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. “Dedicar uma mostra de filmes a Jean-Claude Bernardet, pessoa importantíssima para o cinema brasileiro, é crucial. Aos 88 anos continua ativo, atuando, escrevendo, refletindo, e isso é lindo! E é também uma excelente oportunidade para as novas gerações terem contato com suas obras”, comenta a curadora da mostra Andréa Cals, que também selecionou os títulos para o Sesc Digital.
*****
Confira os filmes que saem da plataforma em agosto.
No dia 27, Sweetheart, Dersu Uzala e Dias Melhores Virão. E a trilogia de Patricio Guzmán, com Botão de Pérola, Nostalgia da Luz e Cordilheira dos Sonhos, no dia 28.
*****
Em Não Perca! desta semana, a dica é maratonar a série Mulheres Fazem Cinema: Um Novo Road Movie através do Cinema, de Mark Cousins.
Com narração de Tilda Swinton, Jane Fonda, Kerry Fox, dentre outras, a série fornece uma importante reconstrução da história do cinema pelo olhar feminino. Cada episódio destaca o papel feminino desde os primórdios do cinema.
Os 14 episódios ficam disponíveis até 01/02/2025
Assista gratuitamente em sescsp.org.br/cinesesc ou sescsp.org.br/cinemaemcasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário