Neste último fim de semana, de 26 a 28 de julho, foi realizada a terceira edição do MUBI FEST na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Com uma programação mais ampla em relação aos anos anteriores, o evento cinéfilo reuniu mais de sete mil pessoas ao longo dos três dias. Além das sessões dos 16 filmes programados, o MUBI FEST 2024 contou com ambientação especial, apresentações de DJs convidados e bate-papos com especialistas. O público também pôde desfrutar de uma praça de alimentação e participar de dinâmicas com direito a brindes, como pôsteres de filmes e artigos exclusivos com a identidade da MUBI.
“Este ano, expandimos nosso olhar para integrar outras formas de expressão cultural, como música e gastronomia, criando uma experiência completa para nossos participantes", afirmou Nathalia Montecristo, gerente sênior de marketing da MUBI. “Uma vez que a curadoria é a alma do MUBI FEST, nossa missão é oferecer um espaço para que os amantes do cinema possam se conectar e expressar sua paixão de maneira única e compartilhada."
Escolhida a dedo, a programação de cinema contemplou títulos que são sucesso na plataforma e entre o público cinéfilo, oferecendo a experiência de assisti-los em telas grandes, com a qualidade técnica e o charme da estrutura da Cinemateca Brasileira. Com ingressos esgotados, as sessões open air, entre elas, Control, Oldboy e Veludo Azul, reuniram milhares de pessoas ao longo dos três dias.
Uma das atrações especiais do MUBI FEST 2024 foi a pré-estreia nacional do filme brasileiro Estranho Caminho, de Guto Parente, seguida de um bate-papo com o diretor, protagonista e representantes da produção, mediado pela jornalista Isabella Faria e o escritor André Alves (Float Vibes). Premiado no Festival de Tribeca de 2023, o filme chega aos cinemas no início de agosto.
Em sintonia com as obras selecionadas, os diálogos fluíram entre convidados e público, por meio de bate-papos especiais. Subgênero potente, o body horror permeou grande parte da programação de sábado e foi tema do debate Body Horror: Corpos e Mentes Colapsados na Telas. O bate-papo contou com a experiência e o conhecimento das críticas de cinema Isabela Boscov e Carissa Vieira, além da diretora e roteirista Juliana Rojas (de As Boas Maneiras), e mediação da roteirista Lorenna Montenegro. O público pode aprender mais sobre o assunto e participar fazendo perguntas.
David Lynch foi homenageado no domingo, com a exibição de cinco de suas obras mais influentes: A Estrada Perdida, Cidade dos Sonhos, Eraserhead, Império dos Sonhos e Veludo Azul. Com o propósito de ampliar o debate sobre a sua obra, o psicanalista Christian Dunker e a escritora Tati Bernardi (Desculpe o Transtorno) estiveram à frente do bate-papo Surrealismo e Psicanálise na Obra de David Lynch.
Para completar a programação do MUBI FEST 2024, o público pôde curtir entre os intervalos os sets de DJs das cenas paulistana e carioca, representadas por Toni Cruz, da Injustiçada (RJ), Akin Deckard e Benjamin Sallum, da Pista Quente (SP), e Jeanz e Dinho Pereira, do projeto Veraneio (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário