Produzido por Sean Baker, 'Aquela Sensação que o Tempo de Fazer Algo Passou' chega aos cinemas em 27/6

Aquela Sensação Que o Tempo de Fazer Algo Passou”, filme escrito, dirigido e protagonizado por Joanna Arnow (“Chained for Life”), ganha trailer oficial e data de estreia no Brasil, com distribuição da Synapse Distribution: 27 de junho de 2024 no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, e em outras cidades do país em breve. Indicada aos prêmios Câmera de Ouro (estreia diretorial) e SACD (Critics’ Week) do Festival de Cannes, a produção acompanha Ann, uma mulher de Nova York que tenta encontrar seu caminho em meio ao trabalho medíocre, à família indiferente e ao relacionamento casual de BDSM completamente estagnado. Sean Baker (diretor de “Anora” e “Projeto Flórida”) é produtor executivo do longa. 

Para este projeto, Joanna decidiu escrever sobre experiências que pessoas ao seu redor viveram no passado ou estavam vivendo no presente, além de se inspirar em contos de Carmen Maria Machado, que ajudaram na montagem desta história. “Sempre me interessei em escrever humor conciso que faz o máximo com o mínimo de elementos. Gosto de encontrar humor na maneira como as pessoas falam e foi uma alegria escrever e encontrar arte e comédia em tudo isso. É por isso que gosto de planos gerais e longos para algumas das cenas (do filme) que enfatizam o contexto do absurdo”, comenta ela.

Assim como em seus curtas anteriores, a cineasta também atua neste filme. Apesar disso, a história de Ann não é autobiográfica. Joanna quis utilizar a personagem para abordar situações cômicas na intimidade humana e desmistificar o estereótipo da sexualidade feminina, especialmente ligada ao desejo BDSM. 

“Muita gente vê um filme assim e assume que uma mulher que pratica BDSM, de alguma forma, não tem autonomia ou patologizam aquilo estão vendo — o que considero vergonhoso. Foi importante para mim mostrar a personagem de Ann como uma participante ativa no planejamento das sessões de BDSM para combater esses tipos de equívocos e falácias. Eu também estava interessada em explorar o espaço intermediário em algumas dessas relações que abrangem o casual e o íntimo”, completa.

Além do sucesso em Cannes, “Aquela Sensação Que o Tempo de Fazer Algo Passou” também passou pelo Festival Internacional de Toronto, Festival de Nova York e Prêmio Independent Spirit. No Rotten Tomatoes, o longa atinge 85% de aprovação da crítica.

Sinopse

Sucesso no Festival de Cannes. Ann enfrenta a estagnação em um relacionamento casual de BDSM, um emprego medíocre e uma família judaica conflituosa. Em meio à alienação crescente, ela luta para encontrar seu caminho nesta comédia autodepreciativa.

Elenco principal

Joanna Arnow como Ann

Scott Cohen como Allen

Babak Tafti como Chris

Michael Cyril Creighton como Karl

Alysia Reiner como irmã de Ann

Ficha técnica

Diretor: Joanna Arnow

Roteiro: Joanna Arnow

Produção Executiva: Sean Baker, Robbie Mirels, Adam Mirels

Produção: Graham Swon, Pierce Varous

Direção de arte: Grace Sloan

Direção de Fotografia: Barton Cortright

Edição: Joanna Arnow

Nenhum comentário:

Longa Japonês FAMÍLIA, Protagonizado por Koji Yakusho, Tem Trailer e Pôster Divulgados: Confira

Com estreia prevista no Brasil para o dia 15 de agosto, o drama japonês FAMÍLIA traz no elenco o premiado ator Koji Yakusho (conhecido por D...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba