Longa de Fernanda Bond e Valentina Homem Está no OLHAR DE CINEMA

Estreia em longas de Fernanda Bond e Valentina Homem, UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS fará sua estreia mundial no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece entre os dias 12 e 20 de junho. O filme será exibido na Mostra Competitiva Brasileira nos dias 18 de junho, às 21h30, no Cimemark Mueller; e no dia 19 de junho, às 14h15, no Cine Passeio Luz. A produção é assinada pela Sempre Viva e pela Ponto de Fuga.

“Esse é nosso primeiro longa-metragem, fruto de mais de duas décadas de colaboração criativa, um trabalho que agrega nossa experiência com teatro, performance, artes visuais e documentário. Um projeto que foi gestado ao longo de muito tempo, tendo sua semente plantada há mais de dez anos e que só se tornou possível graças a um enorme esforço coletivo”, contam as diretoras.

Com roteiro assinado pelas diretoras e Jô Bilac, o filme tem como protagonista Marli (Clarissa Pinheiro), que descobre que o apartamento onde trabalha há 20 anos foi vendido e, a partir do dia seguinte, ela estará desempregada, enquanto Iara (Elvira Helena), sua patroa, irá para um asilo. 

O filme explora as relações de cuidado entre mulheres, refletindo sobre a quem pertence a tarefa do cuidado, social e historicamente, em nossa sociedade. Marli cuida de Iara na ausência de seu filho. Iara, por sua vez, ajudou Marli a cuidar de Sofia na falta de um pai. Jane, melhor amiga de Marli, cuida do bebê dos vizinhos e passou a cuidar de Sofia quando Marli foi morar com Iara por conta da pandemia. O filme entrelaça dinâmicas de cuidado e de ausência dele, focando no afeto entre as personagens.

“O conflito central do filme se desenvolve através da relação entre mãe e filha, explorando a complexidade que é criar alguém, especialmente na fase da adolescência. Ao mesmo tempo em que a personagem de Sofia tem a função de trazer as indagações e questionamentos das novas gerações e territórios. UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é atravessado por diferentes territórios simbólicos e geográficos: relações entre nordeste e sudeste, contrastes entre zona norte com a  zona sul do Rio de Janeiro e dinâmicas de classe e raça são elementos que atravessam a narrative”, explicam as diretoras. 

A abordagem cinematográfica do filme está intrinsecamente ligada ao processo de criação colaborativo entre as diretoras/roteiristas e as atrizes. Diante dos inúmeros obstáculos impostos pela realidade brasileira dos últimos anos, e com a decisão de filmar um longa-metragem com um orçamento inicial de menos de 100 mil reais, foi preciso estabelecer dispositivos e obstruções que permitissem viabilizar a realização. A filmagem principal durou apenas 4 dias, além de duas diárias extras para as cenas no Complexo da Maré, mas aconteceu logo depois de longa imersão dentro da locação principal, para que as atrizes pudessem mergulhar no universo da narrativa, se apropriando daquele espaço simbólico. 

“Junto com as fotógrafas, optamos por trabalhar com planos-sequência filmados com câmera na mão - cada cena foi realizada para as lentes em tempo contínuo como no teatro, para que o espectador possa se aproximar ao máximo da experiência vivida pelas atrizes. Todo o elenco colaborou na criação do roteiro, o que foi fundamental para uma construção dramatúrgica fundada nas relações e no afeto. A maior parte dos diálogos foi construída a partir de improvisos feitos ao longo das semanas de ensaio, resultando em falas criadas a partir da perspectiva e vivência das atrizes em relação aos universos temáticos atravessados pelo filme”, explicam as diretoras.

Em sua equipe artística, o longa conta com Amara Barroso & Louise Botkay, na direção de fotografia; montagem de Alice Furtado; desenho de som de Nicolau Domingues; e trilha sonora de Caio Domingues & Nicolau Domingues.


UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS é uma produção da Sempre Viva & Pontos de Fuga.

Sinopse

Marli é pega de surpresa com a notícia de que o apartamento da Iara, para quem ela trabalha há vinte anos, foi vendido e aquele será o último dia das duas ali, já que no dia seguinte a idosa será transferida para um asilo. Apesar de atônita com a urgência da mudança, Marli não vê a hora de voltar para sua terra natal, Olinda. O que ela não espera é receber de Sofia, sua filha adolescente, a notícia mais difícil deste longo dia.

Ficha Técnica

DIREÇÃO: Fernanda Bond & Valentina Homem 

PRODUÇÃO: Nathalie Felippe & Valentina Homem

ROTEIRO: Fernanda Bond, Jô Bilac & Valentina Homem

ELENCO: Clarissa Pinheiro, Marianna Bittencourt, Elvira Helena, Geandra Nobre, Ruth Mariana

FOTOGRAFIA: Amara Barroso & Louise Botkay

MONTAGEM: Alice Furtado

DESENHO DE SOM: Nicolau Domingues

TRILHA ORIGINAL: Caio Domingues & Nicolau Domingues

Nenhum comentário:

O Longa NINGUÉM SAI VIVO DAQUI, de André Ristum, Acaba de Ganhar Cartaz Oficial

Com roteiro inspirado no livro Holocausto Brasileiro, da jornalista Daniela Arbex, o longa NINGUÉM SAI VIVO DAQUI acompanha a jornada de Eli...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba