Canal Brasil anuncia "Quarta Sapatão", nova faixa fixa com filmes sobre mulheres lésbicas


"Aonde Vão Os Pés", de Débora Zanatta, e "Amor Maldito", de Adélia Sampaio. Crédito: Divulgação

Nova faixa fixa do Canal Brasil, “Quarta Sapatão” entrará na grade no Mês do Orgulho LGBTQIAP+, com filmes brasileiros que têm como temática histórias e vivências de mulheres lésbicas. A partir do dia 5 de junho, o canal vai exibir um novo título toda primeira quarta-feira do mês, sempre às 22h. A novidade tem o propósito de provocar reflexão, dar visibilidade e normalizar as relações entre mulheres através de filmes representativos, dispostos a criar diálogos construtivos sobre questões fundamentais, impulsionando a conscientização e o respeito. 

A programação, cuidadosamente selecionada, traz filmes como "Amor Maldito", de  Adélia Sampaio, "Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui", de Érica Sarmet, "A  Primeira Morte de Joana", de Cristiane Oliveira, e muitas outras produções que, além da qualidade cinematográfica, celebram a diversidade e promovem uma compreensão mais profunda das experiências lésbicas. 

“Quarta Sapatão” passa a ser um espaço garantido para coletivos e movimentos  lesbofeministas se conectarem e propagarem os temas abordados em cada sessão. A  mostra busca promover a igualdade e o respeito, inspirando mudanças significativas na forma como a sociedade percebe a diversidade.  

No primeiro dia da faixa, 5 de junho, serão exibidos em sequência o curta inédito "Aonde Vão os Pés", de Débora Zanatta, e o longa "Amor Maldito", de Adélia Sampaio. O primeiro, narrado pela personagem principal, conta uma história de autodescoberta como uma mulher lésbica. O curta foi selecionado para festivais como o 49º Festival de Cinema de Gramado e o 31º Festival Curta Cinema e no elenco estão nomes como Thalita Maia, Eliane Campelli e Giovanna Negrelli. Já "Amor Maldito", é o primeiro longa-metragem brasileiro dirigido por uma mulher negra, em 1984, e conta com Monique Lafond, Emiliano Queiroz e Neuza Amaral no elenco. O filme acompanha o relacionamento entre a executiva Fernanda e a ex-miss Sueli, que começa a ter problemas quando uma delas se envolve com um jornalista. 

Além da novidade da faixa, o canal exibe também a já tradicional programação especial pelo dia 28 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A mostra visa dar ainda mais espaço para o tema, com uma seleção de filmes de cineastas brasileiros premiados em todo o mundo. Nas sextas, sábados e domingos de junho, a partir do dia 7, sempre às 22h30, serão exibidos: "Inabitáveis", de Anderson Bardot, "Madame Satã", de Karim Aïnouz; "Valentina", de Cássio Pereira dos Santos; "O Baile dos 41", de David Pablos; "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira; "As Boas Maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra; "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz; "Greta", de Armando Praça; "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro e "Divinas Divas", de Leandra Leal.

Quarta Sapatão

Aonde Vão os Pés (2020) (14’)

INÉDITO

Horário: Quarta, 5/06, às 22h

Classificação: Livre

Direção: Débora Zanatta

Sinopse: Ela percorre os caminhos da adolescência com coragem para viver seus desejos. E no encontro com o inesperado se coloca a correr, confiante em seus próprios pés.


Amor Maldito (1984) (76’)

Horário: Quarta, 5/06, às 22h15

Classificação: 18 anos

Direção: Adélia Sampaio

Sinopse: Duas jovens mulheres de diferentes classes sociais vivem um relacionamento. Porém, os problemas começam quando uma delas também se envolve com um jornalista. 


Mostra LGBTQIAP+

Horário: Sextas, sábados e domingos de junho, a partir de 7/06, às 22h30


7/06 - Inabitáveis (2020) (20’), de Anderson Bardot. + Madame Satã (100’), de Karim Aïnouz

8/06 - Valentina (2020) (95'), de Cássio Pereira dos Santos

9/06 - O Baile dos 41 (2021) (99'), de David Pablos

14/06 - Os Primeiros Soldados (2022) (105'), de Rodrigo de Oliveira

15/06 - As Boas Maneiras (2018) (135'), de Juliana Rojas, Marco Dutra

16/06 - Praia do Futuro (2014) (101'), de Karim Aïnouz

21/06 - Greta (2019) (97'), de Armando Praça

22/06 - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) (96'), de Daniel Ribeiro

23/06 - Divinas Divas (2016) (110'), de Leandra Leal

Nenhum comentário:

Últimos dias: inscrições abertas até 20 de junho para concorrer a vaga no SeriesMakers com uma Bolsa Paradiso

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba