"Aonde Vão Os Pés", de Débora Zanatta, e "Amor Maldito", de Adélia Sampaio. Crédito: Divulgação
Nova faixa fixa do Canal Brasil, “Quarta Sapatão” entrará na grade no Mês do Orgulho LGBTQIAP+, com filmes brasileiros que têm como temática histórias e vivências de mulheres lésbicas. A partir do dia 5 de junho, o canal vai exibir um novo título toda primeira quarta-feira do mês, sempre às 22h. A novidade tem o propósito de provocar reflexão, dar visibilidade e normalizar as relações entre mulheres através de filmes representativos, dispostos a criar diálogos construtivos sobre questões fundamentais, impulsionando a conscientização e o respeito.
A programação, cuidadosamente selecionada, traz filmes como "Amor Maldito", de Adélia Sampaio, "Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui", de Érica Sarmet, "A Primeira Morte de Joana", de Cristiane Oliveira, e muitas outras produções que, além da qualidade cinematográfica, celebram a diversidade e promovem uma compreensão mais profunda das experiências lésbicas.
“Quarta Sapatão” passa a ser um espaço garantido para coletivos e movimentos lesbofeministas se conectarem e propagarem os temas abordados em cada sessão. A mostra busca promover a igualdade e o respeito, inspirando mudanças significativas na forma como a sociedade percebe a diversidade.
No primeiro dia da faixa, 5 de junho, serão exibidos em sequência o curta inédito "Aonde Vão os Pés", de Débora Zanatta, e o longa "Amor Maldito", de Adélia Sampaio. O primeiro, narrado pela personagem principal, conta uma história de autodescoberta como uma mulher lésbica. O curta foi selecionado para festivais como o 49º Festival de Cinema de Gramado e o 31º Festival Curta Cinema e no elenco estão nomes como Thalita Maia, Eliane Campelli e Giovanna Negrelli. Já "Amor Maldito", é o primeiro longa-metragem brasileiro dirigido por uma mulher negra, em 1984, e conta com Monique Lafond, Emiliano Queiroz e Neuza Amaral no elenco. O filme acompanha o relacionamento entre a executiva Fernanda e a ex-miss Sueli, que começa a ter problemas quando uma delas se envolve com um jornalista.
Além da novidade da faixa, o canal exibe também a já tradicional programação especial pelo dia 28 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A mostra visa dar ainda mais espaço para o tema, com uma seleção de filmes de cineastas brasileiros premiados em todo o mundo. Nas sextas, sábados e domingos de junho, a partir do dia 7, sempre às 22h30, serão exibidos: "Inabitáveis", de Anderson Bardot, "Madame Satã", de Karim Aïnouz; "Valentina", de Cássio Pereira dos Santos; "O Baile dos 41", de David Pablos; "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira; "As Boas Maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra; "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz; "Greta", de Armando Praça; "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro e "Divinas Divas", de Leandra Leal.
Quarta Sapatão
Aonde Vão os Pés (2020) (14’)
INÉDITO
Horário: Quarta, 5/06, às 22h
Classificação: Livre
Direção: Débora Zanatta
Sinopse: Ela percorre os caminhos da adolescência com coragem para viver seus desejos. E no encontro com o inesperado se coloca a correr, confiante em seus próprios pés.
Amor Maldito (1984) (76’)
Horário: Quarta, 5/06, às 22h15
Classificação: 18 anos
Direção: Adélia Sampaio
Sinopse: Duas jovens mulheres de diferentes classes sociais vivem um relacionamento. Porém, os problemas começam quando uma delas também se envolve com um jornalista.
Mostra LGBTQIAP+
Horário: Sextas, sábados e domingos de junho, a partir de 7/06, às 22h30
7/06 - Inabitáveis (2020) (20’), de Anderson Bardot. + Madame Satã (100’), de Karim Aïnouz
8/06 - Valentina (2020) (95'), de Cássio Pereira dos Santos
9/06 - O Baile dos 41 (2021) (99'), de David Pablos
14/06 - Os Primeiros Soldados (2022) (105'), de Rodrigo de Oliveira
15/06 - As Boas Maneiras (2018) (135'), de Juliana Rojas, Marco Dutra
16/06 - Praia do Futuro (2014) (101'), de Karim Aïnouz
21/06 - Greta (2019) (97'), de Armando Praça
22/06 - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) (96'), de Daniel Ribeiro
23/06 - Divinas Divas (2016) (110'), de Leandra Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário