Documentário 'O Sal da Lagoa' estreia no Prime Box Brazil

Inédito no circuito exibidor, o documentário "O Sal da Lagoa", dirigido por Denise Marchi e Daniel Almeida, estreia na grade do Prime Box Brazil e em suas plataformas de streaming, a partir do dia 27 de abril da 2024, sábado, às 22h. O filme é uma imersão na vida de um pequeno grupo de pescadores situado na beira Lagoa dos Patos no RS. A baixa ocorrência de salinização nos últimos anos deixa esses homens à mercê de seus destinos. A realização é da Bactéria FIlmes, em coprodução com Troposfera. Daniela Israel assina a produção, enquanto Pablo Escajedo é o responsável pela direção de fotografia.

O filme apresenta um cenário pouco explorado no âmbito cultural e artístico do Rio Grande do Sul: as comunidades pesqueiras da Lagoa dos Patos. Ao longo de 52 minutos, o doc acompanha o dia a dia de pescadores artesanais da cidade de São Lourenço do Sul. Sem narração ou entrevistas, "O Sal da Lagoa" segue os trabalhadores dentro e fora de uma embarcação.

Em épocas de seca, o nível de água doce da Lagoa baixa e a água do mar entra pela conexão com o Oceano Atlântico. Cada vez mais raro, o fenômeno de salinização propicia a entrada da fauna marinha no estuário gaúcho. Em 2019, a equipe de produção acompanhou este período de grande incerteza na vida de toda uma comunidade. O filme inicia já em meio à Lagoa dos Patos, nas primeiras horas de uma manhã de verão.

"A ocorrência ou não da salinização determina a diferença entre a fartura e a escassez da pesca”, observa Denise Marchi. “Em qualquer um dos casos, a rotina árdua dos pescadores permanece a mesma. Ano após ano, sempre há a expectativa de que as coisas deem certo", complementa. Além da direção, Denise também divide roteiro e montagem com Daniel Almeida.

Um barco de 12 metros de comprimento, chamado Seival, cruza as águas e o ruído de seu motor quebra o silêncio. “Ao nos lançarmos para dentro da Lagoa dos Patos passamos a enxergar a prática da pesca como a única coisa ao nosso redor”, relembra Daniel sobre a experiência das gravações. “Sempre compreendendo que o papel do nosso olhar é trazer o universo desses pescadores para o espectador do filme”, conclui.

Em paralelo às ações da pesca, são apresentados os indivíduos que formam a tripulação em seus cotidianos de trabalho e lazer. A produção buscou aquilo que há de único em cada um, mas também o que os torna humanos e universais. Trabalho e esperança são pontos-chave do documentário, mas temas mais abrangentes como educação, família e exclusão social também são levantados.

"O Sal da Lagoa" tem financiamento do edital Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura_2 de 2017, SEDAC, Governo do Estado do RS, e apoio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS).

 

Serviço

Doc "O Sal da Lagoa", Denise Marchi e Daniel Almeida

Estreia no Prime Box Brazil: dia 27 de abril de 2024, sábado, às 22h;

Reprises: 6 de maio (seg), às 4h; 15 de maio (qua), às 12h; e 27 de maio (seg), às 12h;

Duração: 52 min;

Classificação Indicativa: Livre.

 

Sinopse:

A tripulação de um barco de pesca artesanal no sul do Brasil aguarda todos os anos pelo ingresso da água salgada do Oceano Atlântico na Lagoa dos Patos, o vasto corpo de água doce do qual eles tiram seu sustento. Porém, sendo o pescado marinho a diferença entre fartura e escassez, a baixa ocorrência de salinização nos últimos anos deixa esses homens à mercê de seus destinos, em uma espera sem fim na qual o tempo parece andar em círculos.

 

Nossos canais de comunicação:

Site oficial: bacteriafilmes.com/

Instagram: /bacteriafilmes

Facebook: @bacteriafilmes

 

Sobre o Canal - PRIME BOX BRAZIL:

O Prime Box Brazil é um canal da TV por assinatura dedicado aos vários gêneros do

audiovisual. Exibe conteúdos ficcionais, documentários e animações, com destaque para séries, longas e curtas-metragens assinados por novos e consagrados diretores. Integra o portfólio da Box Brazil, maior programadora independente de canais brasileiros na TV por assinatura. O Prime Box Brazil está disponível na Claro HD/Net HD (656), Claro/Net (156), Sky (157), Vivo (646) e Oi TV (85), além de operadoras regionais.

 

Ficha técnica:

Produção: Daniela Israel

Direção: Denise Marchi e Daniel Almeida

Roteirista: Daniel Almeida e Denise Marchi

Direção de Fotografia: Pablo Escajedo

Montagem: Daniel Almeida e Denise Marchi

Desenho de Som: Augusto Stern e Fernando Efron

Supervisão de pós-produção: Pedro 

Nenhum comentário:

Canal Brasil exibe imagens inéditas do set de "Baby", longa premiado em Cannes

João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro em "Baby". Fotos: Divulgação O Canal Brasil vai exibir um Cinejornal especial com os bastidor...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba