Documentário de Lírio Ferreira e Natara Ney sobre o fotógrafo Cafi estreia no Canal Brasil


A vida e a jornada profissional do fotógrafo pernambucano Carlos Filho, conhecido popularmente como Cafi, são documentadas com detalhes no longa que estreia no Canal Brasil na próxima segunda, dia 15. Dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney, o filme leva seu apelido como título e conta toda a sua trajetória, desde a mudança para o Rio de Janeiro, onde chegou aos 15 anos, até a sua morte, durante a virada de 2018 para 2019.

Cafi foi um dos principais fotógrafos de cultura no Brasil e registrou, entre as suas inúmeras imagens, capas de mais de 300 discos icônicos de artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo, Beto Guedes, Geraldo Azevedo, Nana Caymmi, Toninho Horta, Fagner, Sarah Vaughan, Francis Hime, Jards Macalé, Lô Borges e Alceu Valença. Ele foi o responsável também pelo clique histórico do disco "Clube da Esquina", que consolidou o início da parceria entre Milton Nascimento e Lô Borges. 


Capa do álbum "Clube da Esquina". Crédito: Cafi.
Cafi foi um dos fundadores da galeria de arte do Circo Voador, a "Galera das Artes", e do coletivo de poesia Nuvem Cigana, em sociedade com Ronaldo Bastos. O documentário fez parte da seleção oficial da mostra Première Brasil no 23º Festival do Rio, em 2021, além de ter conquistado o prêmio de Melhor Documentário no Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2023.

Cafi (2023) (76')
INÉDITO
Horário: Segunda, 15/04, às 21h30
Classificação: 14 anos
Direção:  Lírio Ferreira e Natara Ney
Sinopse: O documentário conta toda a trajetória do fotógrafo Cafi em seus 40 anos de carreira, até a sua morte, durante a virada do ano de 2018 para 2019.

Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba