“Para'í”, filme inédito sobre a cultura do povo guarani, estreia no Canal Brasil


O Canal Brasil exibe, nesta sexta, o inédito “Para’i”, longa sobre a vida do povo guarani. O filme, que vai ao ar às 20h40, traz elementos da cultura guarani e da preservação de seu território pela perspectiva da menina Pará, vivida por Monique Ramos Ara Poty Mattos. “Para’i” foi selecionado para festivais como o Festival do Rio, em 2018, e o Festival de Brasília do mesmo ano, na Mostra Territórios Audiovisuais Indígenas. 

Na trama, a protagonista Pará encontra, durante um passeio, um milho colorido que nunca tinha visto antes, divide a descoberta com os amigos e decide cultivá-lo. Na jornada para o alimento prosperar, a menina caminha pelo território guarani e se depara com elementos como a falta de espaço para plantar, a luta pela demarcação de terras, incêndios e a influência da religião evangélica na comunidade. O filme foi gravado na Terra Indígena Jaraguá, então fica evidente a relação do povo com seu território e como eles mantêm seu modo de vida, mesmo próximos a grandes cidades.

Para'í (2018) (81') 

INÉDITO

Horário: Sexta, 15/03, às 20h40

Classificação: 16 anos

Direção: Vinicius Toro

Sinopse: Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca começa a questionar seu lugar no mundo: por que não fala guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã,  por que seu povo luta por terra?

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba