CineSesc | OJU Roda de Cinemas Negros | De 20 a 27 de março

 

A  OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros abre sua 3.ª edição no dia 20/3, às 20h30, no CineSesc, com sessão gratuita do premiado documentário Othelo, O Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos. O longa conta a história de um dos maiores atores e comediantes do país, que escapou da pobreza para forjar uma carreira que rompeu barreiras inimagináveis para um ator negro no Brasil, trabalhando com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Julio Bressane e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros. A retirada de ingressos acontece a partir das 19h, na bilheteria da unidade. 

OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros, uma mostra multicultural que busca ressaltar a diversidade de criadoras e criadores negros e a importância histórica do audiovisual no Brasil, em sua potência poética e política para a decolonização do olhar, acontece em 14 unidades do Sesc São Paulo, na capital e interior do Estado. A programação acontece de 20 a 27 de março de 2024, no CineSesc, Sesc 24 de Maio, Sesc Belenzinho, Sesc Campo Limpo, Sesc Interlagos, Sesc Santo Amaro e Sesc Vila Mariana, e nas unidades das cidades de Santo André, Birigui, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Santos e São Carlos. 

A programação do evento contempla filmes, debates, oficinas, rodas de conversas e shows. A maior parte das atividades será gratuita para todos os públicos. Nesta edição, a OJU se amplia e se alia à música para celebrar a diversidade em eventos gratuitos, como os shows das noites dançantes: Baile: Nas Noites Black de São Carlos, no Sesc São Carlos, o Baile Nosso Sonho com DJ Uirá, no Sesc Vila Mariana, e o Baile Black com Nelson Triunfo & Funk & Cia, no Sesc Interlagos. Além do pocket show de Jaqueline Cardoso, interpretando e apresentandocanções de Dolores Duran, no Sesc São José do Rio Preto. 

No CineSesc serão exibidos todos os 25 títulos selecionados. Entre os destaques, estão Mussum: O Filmis, de Silvio Guindane, grande vencedor do 51º Festival de Cinema de Gramado, com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme, Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor, de Alfredo Manevy, exibido em mostras e festivais, ainda inédito nos cinemas, e Black Rio! Black Power!, de Emilio Domingos, que tem sessão de pré-estreia nacional, com a presença do diretor. O CineSesc também promove diversos bate-papos na sala do cinema, com convidados. E o curso on-line gratuito Cinemas Negros no Feminino, ministrado pela doutora e pesquisadora Ceiça Ferreira, que traça um breve panorama dos cinemas feitos por mulheres negras brasileiras, considerando o caráter político do cinema e sua relevância na construção de novos imaginários e ordens de visibilidade. 

Os ingressos para as sessões no CineSesc custam R$ 10,00, e o CineClubinho, que traz quatro curtas para o público infantil, tem entrada gratuita no domingo, dia 24/03, às 15h . Em todas as outras unidades do Sesc, toda a programação da OJU é gratuita.       

  Confira abaixo a programação no CineSesc. Para as outras unidades, você pode acessar o site https://www.sescsp.org.br/projetos/oju

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba