Canal Brasil exibe maratona de filmes e programas em homenagem à riqueza cultural do povo africano na sexta, dia 22

 


"7 Cortes de Cabelo no Congo" e "Entre Nós, Um Segredo". Fotos: Divulgação.

Nesta sexta, dia 22 de março, o Canal Brasil apresenta uma maratona que celebra o povo africano através das lentes de cineastas brasileiros. A seleção de filmes e programas traz obras ricas e diversificadas, com muita música, cultura, paisagens e história que buscam desmistificar os clichês que comumente são retratados na mídia. Com uma visão rica e multifacetada sobre as muitas diferenças e semelhanças que conectam o Brasil e a África, a maratona Brasil África Brasil vai ao ar a partir das 13h40. 

 

Para dar início à programação, o Canal Brasil vai exibir alguns episódios do programa "Lá", apresentado por Orlando Moraes. A partir das 13h40, os entrevistados serão o cantor maliano Kasse Mady, a artista cabo-verdiana Mayra Andrade, o baterista Paco Sery, da Costa do Marfim, e o cantor-compositor William Baldé, da Guiné. Já às 14h55, vai ao ar "7 Cortes de Cabelo no Congo" (2022), de Pedro Rossi, Luciana Bezerra e Gustavo Melo, que traz as vivências de Fernando “Pablo” Mupap, proprietário do Calijah, um salão de beleza especializado em cortes afro, localizado no subúrbio do Rio de Janeiro. Depois, às 16h25, vem o filme "Kevin" (2020), dirigido por Joana Oliveira, documenta um relato sincero de amizade, de reflexões acerca de racismo, família, carreira e principalmente a cumplicidade de duas amigas - Joana, de Minas Gerais e a ugandense Kevin Adwek - que resiste à distância e ao tempo. 

 

Continuando a programação, às 17h45 será exibido "Entre Nós, Um Segredo" (2020), documentário de Toumani Kouyaté, do Mali, sobre sua própria história, dirigido junto com Beatriz Seigner. Na produção, é retratada uma experiência com seu avô, que o convocou de volta para Mali para contar sua última história. Às 19h05, integra a programação o filme "Sobre Noiz" (2016), documentário de Evandro Fióti, Ênio Cesar e do cantor Emicida, que mostra a passagem do artista por Cabo Verde e Angola ao gravar seu disco "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa". Por último, para fechar a maratona, o Canal Brasil exibe "Cidade Pássaro" (2020), de Matias Mariani. O filme vai ao ar às 20h15 e conta com os atores nigerianos Ukeje O.C. e Iwuji Chukwudi, que vivem dois irmãos imigrantes em São Paulo, um que chega primeiro e o outro que vem à procura do irmão, alguns anos depois.

 

 

Especial Brasil África Brasil

Horário: Sexta, 22/03, a partir das 13h40

 

13h40 - - Orlando Moraes e Kasse Mady 

14h05 - - Orlando Moraes e Mayra Andrade

14h30 - - Orlando Moraes, Paco Sery e William Baldé

14h55 - 7 Cortes de Cabelo no Congo, de Pedro Rossi, Luciana Bezerra,Gustavo Melo

16h25 - Kevin, de Joana Oliveira

17h45 - Entre Nós, Um Segredo, Beatriz Seigner, Toumani Kouyaté 

19h05 - Sobre Noiz, de Emicida, Evandro Fióti e Ênio Cesar 

20h15 - Cidade Pássaro, de Matias Mariani 

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba