Science Film Festival / Festival de Filmes de Ciência tem inscrições abertas até 17 de março

Considerado o maior festival de cinema científico do mundo, o Science Film Festival | Festival de Filmes de Ciência, chega à sua 20.ª edição em 2024  com o tema NET Zero e a Economia Circular, ressaltando o papel fundamental desempenhado pelos conceitos das emissões zero e pela economia circular no combate aos desafios impostos pelas crises climáticas. 

As inscrições ficam abertas até 17 de março, e podem ser feitas em Goethe-Institut ou FilmFreeway.

Em uma colaboração com parceiros regionais, o evento promove a educação e literacia científica e facilita a conscientização sobre questões da ciência em geral, incluindo as tecnológicas e ambientais contemporâneas através de filmes internacionais e com atividades educacionais, sempre de forma gratuita. O Festival de Filmes de Ciência (SFF) apresenta questões científicas de forma acessível e divertida, para um público amplo e demonstra que a ciência pode fazer parte do cotidiano de todos. No Brasil, a 6.ª edição do SFF, uma parceria entre o Goethe-Institut e Midiativa, acontece online, presencialmente e gratuitamente em São Paulo. O Brasil é o único país da América Latina que realiza  o evento.

Com a premissa de Conhecimento através do Entretenimento, o Science Film Festival 2024 se concentrará no tema das Emissões Zero e na Economia Circular, enfatizando a necessidade urgente de ações além da simples redução das emissões globais de gases de efeito estufa para abordar a proteção climática de forma eficaz. Resultados de pesquisas recentes ressaltam que o foco exclusivo na redução das emissões de CO2 é insuficiente para deter as mudanças climáticas.  

Integral a essa necessidade, é o conceito de economia circular, que prioriza o compartilhamento, locação, reutilização, reparo e reciclagem de materiais e produtos existentes pelo maior tempo possível. Ao promover a reutilização e a reciclagem de produtos, a economia circular retarda efetivamente o esgotamento dos recursos naturais, reduz a destruição da paisagem e do habitat de outras espécies e ajuda a preservar a biodiversidade. 

Em 2024, o Science Film Festival acontece concomitante em todo o mundo de 1.º de outubro a 20 de dezembro,  com os filmes disponibilizados online, gratuitamente, acompanhados de guias didáticos. Cada país também oferece atividades paralelas à exibição dos filmes, para ampliar o alcance do festival e de seus temas. No Brasil, o Midiativa, realiza oficinas presenciais, e as Jornadas da Ciência, encontros e debates on-line com especialistas. 

Em 2023, o SFF Internacional exibiu 150 filmes de 35 países na seleção oficial, alcançando mais de meio milhão de espectadores em 2023 em 21 países. O júri internacional, com cinco especialistas em mídia educacional, comunicação científica e enfoque temático anual, elegeu os filmes vencedores das seis categorias de prêmios. O grande vencedor, com o Prêmio do Júri, foi RESTORE: Films from the Frontiers of Hope, série de documentários curtas-metragens que destaca dez locais onde a natureza está ressurgindo de maneira notável. A série é uma iniciativa da Restauração Mundial da ONU para a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (tema do SFF em 2023), com filmes que sintetizam as fronteiras do otimismo do planeta.

                                             RESTORE: Films from the Frontiers of Hope  | Divulgação

No Brasil, a 5º edição do SFF aconteceu online e presencialmente em oito cidades. Em SP, no Circuito Spcine, nos CEUs, na Associação Apecatu e em escolas da rede pública, com exibição de filmes e realização de debates sobre o tema do ano (as Jornadas da Ciência) e oficinas. A abertura foi na na ESPM com a presença de documentaristas e ativistas.  O festival contou com a participação de 2.600 crianças e um público total de cerca de quatro mil pessoas. Um dos filmes exibidos no Brasil, o argentino Quma y las Bestias, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook, recebeu o Prêmio IPST de Educação, concedido aos filmes que são excelente exemplo de jornalismo científico voltado para o público jovem com idades entre 6 e 12 anos.   

Saiba mais sobre os premiados no 19.º SFF:  clique aqui!

                                   Quma y las Bestias, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook | Divulgação


Serviço

20.º Science Film Festival 

Inscrições gratuitas até 17 de março em Goethe-Institut ou  FilmFreeway

Nenhum comentário:

Com vozes de Giovanna Antonelli e Murilo Benício, 'Amigos Imaginários' ganha novo trailer

Longa chega aos cinemas do país em 16 de maio Assista ao trailer DUBLADO AQUI Está no ar mais uma prévia do mundo de encanto que toma cont...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba