Branded Doc se destaca no Brasil e documentários viram estratégia para turbinar marcas




Para marcas se destacarem em um mundo cada vez mais saturado de informações, empresas buscam estabelecer conexões profundas com seu público. 

Em um contexto em que as marcas buscam se reinventar para aprofundar a relação com seus públicos, conquistar novos clientes e fortalecer sua política de responsabilidade socioambiental, uma nova forma de storytelling tem ganhado destaque no mundo do audiovisual: os Branded Docs. A abordagem combina o poder do documentário com estratégias de branding, resultando em histórias autênticas e envolventes que conectam marcas com seu público de maneira profunda. De olho nesse cenário, produtoras audiovisuais como a Deusdará Filmes e a Prosa Press, sediadas em São Paulo, têm apostado neste formato. 

Os Branded Docs consistem em um método colaborativo de produção de documentários em parceria com marcas. O processo criativo começa com uma investigação sobre os atributos da empresa, sobretudo os que a associam com causas e questões de interesse público. Geralmente esses temas e histórias têm ligação direta com a Agenda 2030 da ONU e com a política de responsabilidade social e ESG da companhia.

“Um dos desafios mais importantes deste trabalho é evitar conflitos éticos”, explica Leonardo Brant, sócio-diretor da Deusdará. “As histórias contadas e o que vemos na tela têm de refletir eticamente aquilo que queremos construir e transmitir com a marca, fugindo de temas e histórias que evidenciem interesses comerciais diretos da empresa”, pontua. 

Do mesmo modo, Clovis Travassos, diretor executivo da Prosa Press, aponta que, apesar dos Branded Docs seguirem a mesma linha dos documentários tradicionais, eles se diferenciam pela conexão emocional criada com os espectadores, que, em geral, refletem causas apoiadas pela empresa e o propósito do negócio. “Ao contar histórias autênticas e relevantes, esses filmes estimulam a identificação emocional e constroem uma percepção positiva da marca. Com o poder do audiovisual, esse formato é capaz de transmitir mensagens poderosas, deixando uma impressão duradoura nos espectadores”, destaca.

Em um mundo ultraconectado, consumidores passaram a estar mais vigilantes e clamar por marcas conectadas com a realidade, exigindo que as empresas que consomem estejam bem posicionadas diante das pautas sociais e ambientais da atualidade. Um exemplo disso é que, segundo um estudo desenvolvido pela Orbit Data Science, 22% dos consumidores deixavam de consumir quando não se sentiam representados pela empresa, sendo que 7% disseram ter deixado de consumir marcas que tiveram situações de discriminação noticiadas.
 

CIBERNÉTICAS

Quando a marca entra em campo para dialogar sobre um tema, junto com movimentos sociais, organizações e pensadores, cientistas e intelectuais, aumenta a potência e o alcance do debate público. É isso que está acontecendo com CIBERNÉTICAS, produção da Deusdará Filmes com direção de Graziela Mantoanelli, diretora executiva da produtora, e que acaba de ser lançado no Globoplay, com histórias de mulheres na tecnologia e patrocínio da Unisys, empresa de soluções nessa área, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais do que um documentário, CIBERNÉTICAS é um projeto expandido que engloba conteúdos como podcast, reportagens e ação educativa, com exibição e debate do filme em escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

O conjunto desse material busca aprofundar a temática do filme e incidir sobre assuntos ainda muito desafiadores para o país. São conteúdos e materiais que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como as metas globais para a igualdade de gênero e para a redução das desigualdades.

“Sem dúvida, os mecanismos de incentivo cultural são fundamentais para fomentar uma indústria importante para a economia brasileira e para a construção de valores e conhecimento para a nossa sociedade”, comenta Marcos Santos, Diretor de Marketing, Comunicação e Demand-Generation da Unisys para América Latina. 

Santos acrescenta que a empresa busca apoiar a promoção do documentário entre seus colaboradores, clientes, parceiros, mídia e públicos relacionados com o objetivo de conscientização sobre a equidade de gênero no mercado corporativo. “O tema central do documentário CIBERNÉTICAS está totalmente alinhado aos valores da Unisys e à nossa agenda ESG, dentro do pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão. Houve uma relação de parceria estratégica entre as empresas, trabalhando a muitas ‘mãos’ e com isso tornando o processo bastante fluido e eficaz”, destaca o diretor de marketing da Unisys.
 

INOVAÇÃO COMO O FIO CONDUTOR

No Brasil, nos últimos anos tem sido possível observar um crescente interesse de marcas em realizar projetos audiovisuais relacionados à causas associadas ao seu propósito. Atenta a esse cenário, a Prosa Press vem desenvolvendo uma série de Branded Docs que têm como fio condutor a inovação e o impacto da tecnologia na vida das pessoas. 

Os trabalhos mais recentes da produtora neste sentido foram os documentários Inovar é Um Parto e Ecossistemas de Inovação. O primeiro trata sobre a importância do empreendedorismo feminino e do uso da tecnologia como elemento relevante para a longevidade de empresas. Disponível na Globoplay, o documentário foi apoiado por grandes empresas como Fleury, 99 e Zup. 

Em 2023, a Prosa Press também lançou o documentário Ecossistemas de Inovação, cujo objetivo era percorrer o Brasil para mostrar os ecossistemas locais, como se organizam e, em especial, como é possível impulsionar a inovação para além do Vale do Silício. Dirigido por Patricia Travassos, fundadora da produtora, o filme contou com o apoio da 3M. “Há décadas, a 3M tem sido sinônimo de criatividade e inovação. Ao decidirmos produzir um documentário sobre o tema, tivemos a satisfação de contar o apoio da empresa para desenvolver o projeto”, conta Clovis Travassos.
 

SOBRE A PROSA PRESS -  Prosa Press 

SOBRE A DEUSDARÁ FILMES -  Deusdará Filmes

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba