"Direito de Sonhar", documentário inédito de Theresa Jessouroun, estreia no Canal Brasil no dia 20 de dezembro.


O documentário inédito "Direito de Sonhar", dirigido por Theresa Jessouroun, estreia no Canal Brasil no dia 20 de dezembro, às 20h. O filme retrata a realidade de jovens do Complexo do Alemão e as dificuldades enfrentadas por eles, principalmente por conta da ausência de apoio do Estado. Os personagens presentes no longa são o reflexo do Brasil e da indignação da população carente de educação, saúde e segurança. O ponto de partida do documentário é a morte de Agatha Felix, menina de 8 anos atingida por um tiro de fuzil nas costas, disparado por um policial, quando ela se deslocava dentro de uma kombi, ao lado de sua mãe.

O Complexo do Alemão é um conjunto que abriga o maior número de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro e por lá moram cerca de 180 mil pessoas. O documentário "Direito de Sonhar" relata como os jovens habitantes do complexo precisam lidar com o racismo, a violência e a desigualdade. O filme mostra as alternativas de luta e resistência criadas por eles em busca de uma vida mais digna, com mais oportunidades e segurança.

Direito de Sonhar (2022) (76’)
INÉDITO
Horário: Quarta, 20/12, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Theresa Jessouroun 

Sinopse: O documentário mostra os desafios que moradores da periferia enfrentam diante da violência cotidiana da polícia e do tráfico de drogas. Tomando o Complexo do Alemão como universo, o documentário tem início com as manifestações contra o assassinato de Ágatha Félix, de 8 anos, em 2019 e o depoimento de sua mãe. A partir daí o documentário mostra como a ausência do Estado, o racismo e a discriminação social afetam vidas, sonhos, o acesso à educação e à cultura pelas crianças. Depoimentos fortes de crianças, jovens e adultos revelam a consciência dos entrevistados da necessidade de resistência e luta por seus direitos, como cidadãos e uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba