Ayomi Domenica estrela em 'Levante', eleito melhor filme no Festival de Havana e premiado em 25 festivais internacionais

Sob direção de Lillah Halla e protagonizado pela atriz, longa explora problemáticas relacionadas ao aborto e ao direito sobre o próprio corpo

O longa-metragem ‘Levante’, dirigido por Lillah Halla, venceu, no último sábado (15), o prêmio de melhor produção na categoria Melhor Filme de Estreia do 44º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que acontece em Havana, Cuba, reunindo as tendências de cinema mais autênticas e inovadoras da América Latina. Na cerimônia de premiação, a diretora Lillah Halla e a protagonista Ayomi Domenica receberam o troféu e os cumprimentos de Christian Vargas, embaixador do Brasil em Havana, e Mário Araújo, chefe do setor cultural. 

Ayomi Domenica e Lillah Halla

A obra mergulha em questões relacionadas ao aborto, explorando o direito ao próprio corpo e à liberdade de escolha a partir da história de Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de vôlei, que descobre estar grávida às vésperas de um campeonato decisivo para a sua carreira. Na tensão do momento, ela decide que ainda não pode se tornar mãe. E então se depara com as problemáticas do aborto no Brasil, como o aborto clandestino e a busca de jovens pelo procedimento em outros países. Recém-lançado nos cinemas franceses, ‘Levante’ tem previsão para estrear no Brasil em 2024.

No filme, Ayomi Domenica vive a primeira protagonista de sua carreira, tendo recebido por sua atuação, o prêmio de melhor atriz no Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro. O longa-metragem também estreou na Semana da Crítica de Cannes e foi considerado o Melhor Filme na premiação da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos).

“É a primeira vez em que pude construir um trabalho, além de ser a minha primeira protagonista. Eu tenho feito uma série de atuações coadjuvantes, que têm me ensinado muito sobre carreira e como me colocar no audiovisual. Com ‘Levante’, nós já vencemos 25 prêmios ao redor do mundo, sendo o primeiro em Cannes. Recentemente, também tive a oportunidade de estar presente no Festival Internacional de Cinema de Lisboa. Todas essas oportunidades e esses prêmios são muito importantes para a consolidação da minha carreira, que vem sendo construída há 10 anos, e, claro, para o alcance do filme, que trata de um tema de extrema urgência, então, com certeza ele vai atingir muita gente”, ressalta.

A atriz, também diretora criativa da marca de streetwear Yebo, traz a arte em suas veias desde a infância, quando deu os primeiros passos no teatro e no audiovisual. Atualmente, aos 24 anos, é bacharel em Artes Cênicas pela Unesp e continua aprimorando suas habilidades no cenário audiovisual. Destacam-se suas recentes atuações na série 'Americana' (Star+), com previsão de estreia em 2024, e na recém-lançada 'A História Delas' no Star+.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Ferrari" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Ferrari” dirigido pelo cineasta Michael Mann, que também já dirigiu grandes produções, como “O Último do...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba