Science Film Festival BR continua online com filmes e conversas

Mimbó, de Chico Rasta | Brasil | Divulgação 

A edição brasileira do Science Film Festival, considerado o maior festival de cinema científico do mundo, continua online e acessível! 

Iniciativa de Media Literacy em Ciência do Midiativa, em parceria com Goethe-Institut, o festival exibe uma seleção de 48 filmes de 21 países. Neste ano, em parceria com a ONU, traz como tema o apoio à Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas. O tema é um chamado de mobilização para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo. O Brasil é o único país da América Latina que recebe o evento. 

A edição brasileira do festival traz 48 produções da África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, França, Índia, México, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suíça, Tailândia, além do Brasil em vários formatos e gêneros, todos dublados ou legendados para o português brasileiro. A seleção do Brasil é feita pelo Midiativa, e por isso traz vários conteúdos indicados para crianças e jovens,  a partir das necessidades, realidades e possibilidades brasileiras e de cada faixa etária.

Todo o festival online é gratuito, e para assistir aos filmes é só acessar o formulário e se inscrever. Os filmes ficam disponíveis até 20 de dezembro. 

Também e possível assistir às gravações das duas Jornadas da Ciência e Educação. As Jornadas, realizadas para difundir o evento e os temas da maior importância para o mundo contemporâneo e a sociedade, promovem debates entre profissionais de diferentes áreas sobre ciência, mídia e educação. São conversas fundamentais, em cima de assuntos urgentes, debatidos por profissionais envolvidos, na prática, na luta pela conservação do meio ambiente.   

A Jornada Ativismo infantojuvenil e a importância da escuta de suas reivindicações para o futuro da Terra, conta com Raquel Miranda, gerente de projetos na Livelab, Rayana Burgos, cientista política e pesquisadora de políticas públicas com foco na justiça climática, que atua na SEMAS de Pernambuco, Rhenan Cauê, ambientalista, Embaixador da Jornada X e Jovem transformando da Ashoka, Paulo Sampaio, educador popular, ativista socioambiental e articulador do Fé no Clima/ISER e Pedro Carcereri, artista e ambientalista. A moderação é de Flora Bitancourt, CEO da Impact Beyond, sócia do Socialab e diretora do FIIS Brasil - Festival Internacional de Inovação Social. Uma conversa de 1h30min com seis jovens que já estão atuando e conscientizando para o futuro. 

E a Jornada Povos originários e comunidades tradicionais na conservação dos ecossistemas, que em apenas uma hora nos mostra a importância de escutar os povos originários e as comunidades, que com seus saberes vêm atuando há muito tempo pela preservação e restauração do ecossistema. A conversa conta com Nádia Akawã Tupinambá, liderança indígena da aldeia Tukum (BA), mestra Griô da tradição oral, e guardiã das sementes nativas e dos saberes ancestrais,  e imateriais, cacique Henrique Tabajara, líder do povo Tabajara e Tapuio de Nazaré, diretor da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Governo Federal, Marta Paixão, líder comunitária e presidente do Conselho Comunitário de Moradores da Comunidade Quilombola Mimbó de Amarante-PI e Zezinho, pescador da Comunidade Z10. A moderação é da jornalista Giovana Botti. 

As duas jornadas estão disponíveis no Youtube do SFF BR.   

Ainda no canal do SFF BR é possível assistir à abertura do evento deste ano, que aconteceu na ESPM e trouxe uma conversa urgente em cima do tema desta edição, e enfatizando a sustentabilidade e segurança alimentar. Estão neste encontro Jade Percassi, do MST, Marcio Zstustman, da Partnerships for Forests e Rubens Benini, da Forest and Restoration Latin America na The Nature. A mediação éde Cecília Wey de Brito, do Instituto Ekos Brasil. Para assistir, acesse o Youtube do SFF BR

Serviço

  • Science Film Festival 

Até 20/12/23

Gratuito

Sessões dos filmes online: inscreva-se aqui

  •  Jornadas e Abertura do SFF BR

Acesse aqui: Youtube SFF BR


Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba