Com o tema "Em Busca da Luz" a 8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo acontece de forma online e gratuita de 15 a 30 de novembro

 

Com o tema "Em Busca da Luz", a Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, chega à sua 8ª edição, de forma ONLINE e GRATUITA. De 15 a 30 de novembro, o público de qualquer lugar do Brasil terá a oportunidade de assistir a oito obras cinematográficas chinesas contemporâneas, a maioria inéditas e que não estão disponíveis em nenhum outro streaming do país.  Basta acessar: www.spcineplay.com.br 

Com curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema e membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que coordenou o Festival Internacional de Cinema de Macau e curadora Sydney Culture Week Series na Austrália, os filmes selecionados para a edição 2023 da Mostra explora um dos aspectos mais essenciais da cultura chinesa contemporânea, à construção da ligação das suas raízes por meio de ligações familiares de afeto e superação.   

Entre suas principais atrações, a mostra apresenta o filme "Cordão da Vida" de Qiao Sixue, e estrelado por Badema e Idar. Premiado no 20th Film Channel Media Focus Unit, a obra narra a jornada de Arus que leva sua mãe de volta às estepes, sua terra natal, em busca de seu lar perdido na memória. Já o comovente "Irmãos", de GUO Xiuzhuan, exibido no 14º Festival de Cinema de Taiwan, explora os laços inquebráveis entre dois irmãos, Wen Guang, que enfrenta o desafio do autismo, e o caçula Wen Xiu. Juntos, enfrentam sozinhos as adversidades da vida. 

Obras exibidas em festivais importantes podem ser vistas na 8ª Mostra de Cinema Chinês, entre elas: o drama de guerra "Acima das Nuvens", de LIU Zhihai, laureado como o mais popular Filme do ano na categoria Exploração Artística no 29th Beijing International Film Festival; e o documentário "Pequenos Jardins", de Hongbo Zhou & Zhenyu Lu, que explora a relação entre três famílias em Suzhou e seus jardins particulares considerados tesouros culturais e históricos da China.

Road Movies premiados circulam na programação da Mostra, como "Um pai, Um filho", de BAI Zhiqiang, vencedor em 2023 do Beijing International Film Festival na categoria Project "Excellent Production in Progress Award". O filme segue a jornada de Gou Ren, atormentado pela perda do filho, ele conhece Mao Dou, um "capetinha" determinado a encontrar o pai; e "Juntos pelo mundo", de XU Chenghua, premiado como Melhor Documentário no Hollywood Documentary Film Festival, a obra conta como pai e filho partem de Dali, na província de Yunnan, rumo ao Tibete. Contudo, nos 8.700 quilômetros da rota nas montanhas, inúmeros imprevistos os aguardavam. 

Para fechar a programação deste ano, a Mostra traz ainda a comédia de ficção científica "Departamento Editorial de Exploração Espacial", de Kong Dashan, reconhecido como o Word-of-Mouth Film of the Year em 2023, o filme mostra a história de Tang Zhijun, editor-chefe de uma revista de ficção científica decadente, que parte em uma busca atrapalhada por vida extraterrestre; e "Deserto", de ZUO Zhiguo, que acompanha Lin e o irmão à procura do pai desaparecido no deserto.

Sobre a Mostra

Desde 2015, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o CCSP, o Instituto Confúcio na Unesp realiza anualmente uma Mostra de Cinema Chinês para divulgar a cultura chinesa, compartilhar histórias e vozes, aprofundar a compreensão e a amizade e continuar consolidando um evento cultural chinês no Brasil.

Serviço

8ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS

15 a 30 de novembro

ONLINE E GRATUITA

Classificação Indicativa: Livre

Onde assistir: https://www.spcineplay.com.br/

Programação: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba