Cine Resenha tem conversa sobre filme "Cinema, Aspirinas e Urubus"

Programa recebe diretor Marcelo Gomes e crítico de cinema Eduardo Valente

O Cine Resenha, que a TV Brasil exibe nesta segunda-feira (20), às 21h, traz um bate-papo com o diretor pernambucano Marcelo Gomes e o crítico de cinema Eduardo Valente sobre o filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Logo após a conversa dos convidados com a apresentadora Priscila Rangel, o público da emissora confere o longa-metragem na íntegra.

Durante o programa inédito, eles destacam a estreia de Marcelo na direção com o filme e o momento do cinema brasileiro no ano de 2005, quando a obra foi lançada. Falam também da evolução da crítica cinematográfica nas últimas décadas e do trabalho dos atores. Marcelo Gomes e Eduardo Valente abordam ainda a representação do Nordeste no cinema brasileiro e a importância das políticas públicas para o cinema nacional.

“Cinema, Aspirinas e Urubus” foi escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar 2007 de filme estrangeiro. Na época de seu lançamento, o longa arrebatou dezenas de premiações em festivais nacionais e internacionais, com destaque para uma distinção em Cannes e o primeiro lugar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

A trama se passa em 1942, no meio do sertão nordestino, quando dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.

Ficha técnica Cine Resenha
Apresentação: Priscila Rangel
Coordenação: Waldecir de Oliveira
Direção: Zeca Ferreira
Roteiro: Paulo Fernandes
Produção: Gustavo Sá Fortes
Edição e Finalização: Leonardo Lamad

Ficha técnica “Cinema, Aspirinas e Urubus”
País: Brasil. Ano: 2005. Gênero: Comédia dramática. Direção: Marcelo Gomes. Roteiro: Karim Aïnouz, Paulo Caldas, Marcelo Gomes. Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Zezita Matos. Oswaldo Mil, José Leite, Verônica Cavalcanti, Irandhir Santos, Hermila Guedes. Classificação indicativa: 14 anos. 99 min. Inédito.

Sobre o programa Cine Resenha

A cada segunda-feira, sempre às 21h, a apresentadora do Cine Resenha, Priscila Rangel, recebe diretores, produtores e críticos para um bate-papo sobre um filme, que será exibido na sequência. Ao apresentar produções cinematográficas nacionais premiadas, a TV Brasil amplia o espaço para o cinema brasileiro na sua programação.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Cine Resenha - segunda-feira, dia 20/11, às 21h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba