“Tempo Ruy”, documentário sobre a obra de Ruy Guerra, estreia no Canal Brasil no dia 27 de setembro



O documentário inédito "Tempo Ruy", dirigido por Adilson Mendes, estreia no Canal Brasil na próxima quarta-feira, dia 27, às 20h. O longa traz a obra do cineasta Ruy Guerra, nascido em Maputo, capital de Moçambique, que veio para o Brasil aos 27 anos depois de uma passagem por Paris, onde fez faculdade de cinema. No filme, Ruy faz uma análise de todo o seu trabalho, desde o primeiro filme dirigido por ele e comenta de que maneira sua obra se insere na sociedade atualmente.

O diretor veio para o Rio de Janeiro para realizar um filme com o roteiro escrito por ele, que foi pouco valorizado na Europa na época. "Os Fuzis" fazia parte da chamada "Trilogia de Ouro", do Cinema Novo, e hoje está na lista da Abraccine dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, além de ter sido indicado ao Urso de Ouro e ter vencido o Urso de Prata em Berlim, na categoria Direção.

Durante a sua formação, Ruy Guerra vivenciou o início da Nouvelle Vague, movimento ideológico e estético do cinema francês que contestava os modelos de superproduções do cinema comercial, o que deu para ele uma bagagem sólida de ideias, que posteriormente foram aplicadas em seus trabalhos no Brasil e em todos os lugares do mundo onde viveu e trabalhou. Guerra ficou conhecido também por suas composições em parceria com artistas como Chico Buarque, Milton Nascimento, Carlos Lyra e Edu Lobo.


“Tempo Ruy" (2022) (73') 
INÉDITO
Horário: Quarta, 27/09, às 20h
Direção: Adilson Mendes
Classificação: 16 anos
Sinopse: Documentário sobre o trabalho do cineasta, escritor, ator e dramaturgo Ruy Guerra. A montagem sonoro-visual do filme pontua a trajetória do diretor, desde a primeira experiência cinematográfica até sua visão atual sobre o seu trabalho.

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba