MOSTRA BRUCE LEE - 50 ANOS começa nesta quinta-feira, 21 de setembro

 


Os amantes de artes marciais de todo o país podem celebrar a chance de assistir nos cinemas a excelência do ícone que as popularizou na cultura pop com a MOSTRA BRUCE LEE – 50 ANOS. Em homenagem ao 50º aniversário da morte do lutador e artista, a distribuidora SATO COMPANY organiza a mostra que levará cinco filmes com Bruce Lee, em versões remasterizadas em 4K, às salas de cinema brasileiras a partir desta quinta, 21 de setembro, nas seguintes praças: Belo HorizonteBrasíliaCampinasCuritibaPorto AlegreRio de JaneiroSalvador e São Paulo

Nascido nos Estados Unidos, em 1940, bem na “hora do Dragão”, segundo a Astrologia Chinesa, Bruce Jun Fan Lee foi criado em Hong Kong, onde, durante a infância, seus pais decidiram matriculá-lo em aulas de artes marciais para canalizar sua raiva e energia. De aluno, tornou-se instrutor, até criar o Jeet Kune Do, um complexo conceito que combina filosofia e artes marciais, e transformar-se em um astro de cinema em 1971, com O DRAGÃO CHINÊS, grande sucesso que integra esta mostra comemorativa. Lee foi assistente do roteirista e diretor Lo Wei neste filme que serviria supostamente para promover o ator James Tien, na época bastante popular em Hong Kong, mas acabou roubando o protagonismo no papel de um chinês que se muda para a Tailândia e vai trabalhar em uma fábrica de gelo.

Elevado à categoria de astro na Ásia, Bruce estrelaria outro filme icônico presente nestas exibições especiais: A FÚRIA DO DRAGÃO (1972). Na produção, o artista interpreta um jovem aprendiz chinês de artes marciais que, para vingar a morte de seu mestre e defender a honra de seu país, enfrenta diversos lutadores japoneses. Ao tirar o foco das tradicionais lutas com espadas e dar destaque ao uso dos golpes manuais, o ator é considerado um dos responsáveis pela retomada da popularidade do cinema de Hong Kong.

Ainda em 1972, Lee criaria O VOO DO DRAGÃO, filme que escreveu, dirigiu e protagonizou. A obra traz seu personagem indo até Roma para proteger a amiga e a família dela, que estão sob ameaça da máfia local que deseja tomar o restaurante deles, dando origem a uma das maiores cenas de luta da história da Sétima Arte, na qual o artista enfrenta outra lenda do gênero de ação, o ator Chuck Norris. Segundo o célebre crítico de cinema brasileiro Rubens Ewald Filho, “a cena da luta entre os atores no Coliseu de Roma é um dos melhores momentos do cinema das artes marciais”.

Além dos três grandes sucessos da curta carreira de Bruce Lee, falecido em 20 de julho de 1973, de forma controversa, a mostra apresenta ainda duas produções póstumas, que trazem imagens do lutador. Uma é o polêmico O JOGO DA MORTE (1978), na qual Lee “atua” graças a imagens de arquivo, dublês e truques de edição somados aos poucos minutos de filmagem realizados antes de sua morte, e aparece em cena com o famoso macacão amarelo, homenageado depois por Quentin Tarantino em “Kill Bill” (2003-04). Outra é a sequência O JOGO DA MORTE II (1981), em que a morte de seu personagem, Billy Lo, faz o irmão caçula Bobby Lo (Kim Tai-chung) investigar o ocorrido.

Os ingressos para a MOSTRA BRUCE LEE – 50 ANOS serão vendidos a partir do dia 21 de setembro no site e app ingresso.com. Nesta quarta, dia 20, haverá uma pré-estreia especial no Espaço Itaú Augusta, às 20h, com exibição do filme O VOO DO DRAGÃO seguida de debate com Nelson Sato, presidente da SATO COMPANY, e o crítico de cinema Roberto Sadovski. O SATO CINEMA, localizado no bairro paulistano da Liberdade, também recebe a mostra no dia 1º de outubro, domingo, das 12h até 20h, com ingressos também já disponíveis no ingresso.com. Confira mais informações sobre os longas:

O DRAGÃO CHINÊS (Tang shan da xiong / The Big Boss, 1971)
País: Hong Kong
Gênero: Ação, Policial, Drama
Duração: 100 min.
Direção: Lo Wei
Elenco: Bruce Lee, Maria Yi, James Tien
Sinopse: Um jovem sob juramento de não cometer atos de violência trabalha com seus primos em uma fábrica de gelo onde eles começam misteriosamente a desaparecer.

A FÚRIA DO DRAGÃO (Jing wu men / Fist of Fury, 1972)
País: Hong Kong
Gênero: Ação, Drama, Romance
Duração: 106 min.
Direção: Lo Wei
Elenco: Bruce Lee, Nora Miao, James Tien
Sinopse: Ao retornar para Shangai, um jovem estudante de artes marciais descobre que seu professor de Kung-fu morreu sob misteriosas circunstâncias. Em sua procura pela verdade e desejo de vingança, descobre que uma grande operação de tráfico de drogas, uma escola de lutadores rivais e a tensão entre chineses e japoneses foram os fatores que provocaram a morte de seu mestre.

O VOO DO DRAGÃO (Meng long guo jiang / Way of the Dragon, 1972)
País: Hong Kong
Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Duração: 99 min.
Direção: Bruce Lee
Elenco: Bruce Lee, Chuck Norris, Nora Miao
Sinopse: Um homem visita seus amigos em seu restaurante na Itália e tem que ajudá-los a se defender contra os brutais mafiosos que os assediam.

O JOGO DA MORTE (Game of Death, 1978)
País: Hong Kong / EUA
Gênero: Ação, Policial, Drama
Duração: 100 min.
Direção: Robert Clouse
Elenco: Bruce Lee, Gig Young, Dean Jagger
Sinopse: Uma estrela de cinema de artes marciais deve fingir sua morte para encontrar as pessoas que estão tentando matá-lo.

O JOGO DA MORTE II (Si wang ta / Game of Death II, 1981)
País: Hong Kong / Coreia do Sul
Gênero: Ação, Policial, Suspense
Duração: 96 min.
Direção: See-Yuen Ng
Elenco: Bruce Lee, Tae-jeong Kim, Jeong-lee Hwang
Sinopse: Depois de Billy Lo ser morto enquanto procurava os assassinos de seu amigo, seu irmão caçula Bobby faz de tudo para levar os seus algozes à justiça.

Nenhum comentário:

Expocine 2024, a maior feira de negócios da indústria cinematográfica na América Latina, está com inscrições abertas

A Expocine, considerada a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, já iniciou o credenciamento para a sua d...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba