FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO 2023 começa dia 2/11 em mais de 50 cidades

Isabelle Huppert e Riccardo Scamarcio em L'OMBRA DI CARAVAGGIO,que estará na programação (Foto: Divulgação)

A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO já tem data confirmada. O evento, que já faz parte do calendário da cidade há 18 anos, começa em São Paulo no dia 31 de outubro com a “Avante première” no Auditório Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera, para convidados, e dia 2 de novembro para o público. Dessa vez, se espalha por todo o Brasil, em mais de 50 cidades de todas as regiões do país, num total de 81 salas, visando atingir o público mais variado, com sessões totalmente gratuitas, a partir do dia 8 de novembro até 9 de dezembro. A partir do mesmo dia 8, uma seleção dos filmes estará disponível em formato online, para serem assistidos no site do Festival.

Além de filmes inéditos que destacam a produção mais recente (2022/23) do cinema italiano, o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO, neste ano, apresentará uma retrospectiva com algumas das principais comédias clássicas do país.

“É sempre um prazer trazer ao Brasil o que há de melhor no cinema italiano recente. Nossa curadoria busca uma variedade de temas e gêneros, para que o público possa conhecer a diversidade das produções no país. Além disso, a retrospectiva resgata o melhor da comédia, com trabalho de diretores de peso, Como Lina Wertüller e Mario Monicelli”, explica Erica Bernardini, curadora e diretora do festival, ao lado de Nico Rossini, que também é Diretor da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira, que promove o Festival desde sua primeira edição.

“Apoiar o Festival de Cinema Italiano já se tornou uma marca registrada da atuação da Pirelli no âmbito cultural brasileiro. Somos uma empresa originalmente italiana, cuja vocação é favorecer o intercâmbio sócio-cultural das comunidades onde atua. O Brasil é um país no qual temos uma trajetória de quase um século. Portanto, é uma honra termos mais essa oportunidade de fazer parte desse intercâmbio tão importante aos dois países. Afinal, é por meio dessa troca que se cria uma identidade cultural rica, diversa e inclusiva”, comenta Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina.

Duas obras já estão confirmadas na programação. A primeira é "L'ultima notte di Amore", onde Andrea Di Stefano, mais conhecido por sua carreira como ator, volta a se aventurar atrás das câmeras para acompanhar os passos de Franco Amore (Pierfrancesco Favino), um tenente da polícia que investiga na última noite antes de se aposentar uma cena do crime onde o seu parceiro de longa data, Dino (Francesco Di Leva), foi assassinado durante um roubo de diamantes.

O segundo título é "L'ombra di Caravaggio", drama de época indicado a quatro categorias técnicas do David di Donatello, o Oscar italiano. Nele, é explorado o episódio em que Caravaggio é investigado pela Igreja Católica após ser associado a um crime. O pintor é interpretado por Riccardo Scamarcio, acompanhado por um grande elenco que inclui Isabelle Huppert, Louis Garrel, Micaela Ramazzotti, Vinicio Marchioni e Lolita Chammah.

O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália. É importante ressaltar que a Pirelli será, pelo terceiro ano consecutivo, o Patrocinador Master do Festival, reconfirmando uma tradição da empresa de incentivar a cultura italiana no Brasil, contribuindo de forma concreta ao grande sucesso do Festival.

O evento já está confirmado nas cidades: Campinas (SP), Cuiabá (MT), Mococa (SP), Piracicaba (SP), Rio Claro (SP), São Paulo (SP), Areal (RJ), Petrópolis (RJ), Cordeirópolis (SP), Porto Velho (RO), Santos (SP), Friburgo (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Barra do Piraí (RJ), Aracruz (ES), Vitória (ES), Barbacena (MG), Belo Horizonte (MG), Jacutinga (MG), Teresópolis (RJ), São João de Meriti (RJ), Icaraí, Niterói (RJ), Barbacena (MG), Juiz de Fora (MG), Lavras (MG), São João del Rei (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Anápolis (GO), Belém (PA), Brasília (DF), Goiânia (GO), Jataí (GO), Fortaleza (CE), Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), Viçosa (MG), Caldas Novas (GO), Itumbiara (GO), Manaus (AM), Aracaju (SE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luis (MA), Joinvillle (SC), Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Santa Maria (RS), Blumenau (SC), Nova Veneza (SC) e Erechim (RS).

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba