Documentário inédito, “Memória Sufocada”, estreia no Canal Brasil no dia 15 de setembro


O longa inédito "Memória Sufocada", dirigido por Gabriel Di Giacomo, estreia no Canal Brasil no dia 15 de setembro, às 20h10. O documentário traz a trajetória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, militar conhecido por torturar opositores à Ditadura Militar no Brasil. O longa apresenta os desdobramentos de suas atitudes na história recente do país. O filme fez parte da seleção oficial do Festival de Havana em 2022 e da seleção oficial da Mostra Brasil/Novos Diretores na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2021.

 

A produção foi realizada durante a pandemia e idealizada na mesma época em que o ex-presidente Jair Bolsonaro apareceu defendendo o militar Ustra, fato que serviu de ponto de partida para Gabriel. A montagem do longa contou apenas com conteúdos previamente disponíveis na internet, garimpados pelo diretor e escolhidos com o objetivo de preservar uma memória coletiva acerca do tema, que com o passar dos anos ganhou novas versões e, com a disseminação das fake news, muitos apoiadores. 

 

 

“Memória Sufocada" (2021) (75')

INÉDITO

Horário: Sexta, 15/09, às 20h10

Direção: Gabriel Di Giacomo

Classificação: 12 anos

Sinopse: O coronel Ustra foi o único militar condenado por tortura no Brasil. Para alguns, ele é considerado um torturador, para outros um herói. Qual é a verdade?

Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba