Curta-metragem "O Mundo de Diego" é premiado no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação - EducAção

 


Produção do diretor Ricardo Rodrigues com os usuários da APAE-Bariri conquista o 4º prêmio

O curta-metragem “O Mundo de Diego” conquistou mais um prêmio. Na última sexta-feira, 22, o projeto venceu a categoria “Melhor Animação” no 1º Festival Internacional de Cinema e Educação – EducAção, realizado em Curitiba-PR; é o 4º laurel que o projeto conquista em menos de um ano. 

A produção fez parte do projeto “Zinho – Stop Motion na Infância”, no qual uma das frentes de trabalho era realizar um curso de cinema e animação na APAE de Bariri, interior de São Paulo. 

“Sou professor na APAE e gosto muito de trabalhar com atividades socioeducativas com os alunos e as alunas da associação. Acredito que a arte e a cultura têm um papel fundamental no desenvolvimento humano, independente se há alguma deficiência ou limitação. Ensinar a arte do stop motion e da animação baseado na história do filme Zinho foi muito prazeroso e incluso, pois o curta aborda esses temas”. 

A aceitação dos usuários da APAE foi tanta que Ricardo Rodrigues, com seu olhar aguçado e sensível, decidiu dirigir um curta elaborado totalmente pelos próprios alunos. Da concepção da história à narração, passando pela modelagem dos bonecos (personagens), e todos os outros detalhes que envolvem um filme foram idealizados pelos próprios usuários. 

Com a “riqueza dos defeitos”, “O Mundo de Diego” ganhou corpo e aceitação do público e da crítica. O curta-metragem foi selecionado para a 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte e premiado no “16º Festival Curta Taquary” com “Direção de arte” e “Figurino”. O laurel de “Melhor Animação” vem para coroar este projeto.

Mais sobre o curta “O Mundo de Diego”

Diego, menino cego de 6 anos, experimenta através dos sentidos o que necessita para ter uma vida feliz com a família e seu cachorro, Bombinha. Decidido em ir para escola sozinho ele se aventuras pelas calçadas da vizinhança rumo a escola, mas ele não contava com um acidente de carro próximo dele, deixando seu mundo desequilibrado e confuso. No meio da confusão com um celular ele pede socorro para mãe, que para surpresa dele a mãe já estava ali, aliás nunca saiu dali de perto.

Produtora Bela Balela
Com o estúdio em Jaú, no interior de São Paulo, um dos únicos no Brasil dedicado ao Stop Motion, a produtora é encabeçada por Ricardo Rodrigues, um profissional que tem uma vida dedicada à arte. Ricardo é produtor, diretor de teatro e cinema e arte educador há muitos e muitos anos, realizando mais de 50 projetos no centro-oeste paulista, 20 filmes autorais e 12 peças teatrais. Artista inquieto, Ricardo trabalho na criação do curta “Pedra sobre Pedra”, que em breve será apresentado.

 

Principais Projetos

2021 – Pronac – 178.510

Direção /Arte Educador - Curta

animação Stop motion “Meninos

Bumerangues” – Jaú/Bariri

 

2021 – PROAC ICMS 23547 –

Produção/Direção /Arte Educador

Curta “Catador de cachorro morto”

Jaú

 

2020 – Aldir Blanc -Doc –

Produção/Direção /Arte Educador -

Longa 50 anos de Capoeira em Jaú. 

 

CONTATOS

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCi71B8CgyJiauXp44lUoitA

Facebook: facebook.com/Belabalela.ricardo.rodrigues

Instagram: @bela.balela

Twitter: @Bela_Balela

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba