Academia e SICAV anunciam filme que vai representar o Brasil no Prêmio José Maria Forqué

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual) anunciaram, o filme que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Mejor Película Latinoamericana Del Año, no tradicional 29º Prêmio Cinematográfico José María Forqué, da Espanha: “Estranho Caminho”, escrito e dirigido por Guto Parente e produzido pela Tardo Filmes, de Fortaleza (CE). 

Na categoria concorrem títulos dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e o vencedor é premiado com seis mil euros em espécie, além do troféu José Maria Forqué. A cerimônia está marcada para 16 de dezembro, em Madri. 

Ainda inédito no circuito comercial brasileiro, o drama fantástico independente “Estranho Caminho” teve sua estreia mundial no Festival de Tribeca e venceu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro (Guto Parente), Melhor Fotografia (Linga Acácio) e Melhor Performance (Carlos Francisco) na Competição Internacional. 

A comissão de seleção, que até o ano passado era indicada exclusivamente por membros do SICAV, passou a ser constituída por integrantes das duas instituições: Allan Deberton, Ariadne Mazetti, Bárbara Paz, Jeferson De, Paulo Mendonça e Renata Almeida Magalhães representando a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e Jorge Peregrino e Maria Carlota Bruno representando o SICAV.

https://www.premiojosemariaforque.com/

ESTRANHO CAMINHO

Sinopse

David, um cineasta experimental, retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando seu longa-metragem está marcado para estrear em um festival local. Embora tenha retornado para apresentar seu filme, seus pensamentos se voltam cada vez mais para o pai, que ele não vê ou tem notícias desde que partiu. À medida que a pandemiade Covid-19 se espalha e um lockdown é decretado, David acaba na porta de seu pai. Eles começam uma coexistência desconfortável, enquanto David simultaneamente tenta conhecer seu pai e conquistar seu interesse. O velho, porém, mostra-se inescrutável e caprichoso à medida que coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao seu redor.

Elenco

Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara, Ana Marlene 

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Guto Parente

Produção: Ticiana Augusto Lima

Direção de Fotografia: Linga Acácio

Direção de Arte: Taís Augusto

Som Direto e Edição de Som: Lucas Coelho

Figurino: Thaís de Campos

Montagem: Victor Costa Lopes, Guto Parente, Irmãs Augusto Lima 

Trilha Sonora Original: Uirá dos Reis, Fafa Nascimento 

Mixagem: Paulo Gama

Produtora: Tardo Filmes

Nenhum comentário:

Últimos dias: inscrições abertas até 20 de junho para concorrer a vaga no SeriesMakers com uma Bolsa Paradiso

O SeriesMakers, uma iniciativa do Series Mania, o maior festival de TV da Europa, e do Beta Group, uma potência do cinema e da TV na Europa,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba