Projeto AKAZA é o primeiro documentário brasileiro gravado 100% com GoPro



Filme retrata experiências locais na Cidade Baixa em Salvador, e faz parte de projeto de fomento à pretitude e ao intercâmbio cultural.

A produção audiovisual brasileira mais uma vez prova que a qualidade dos filmes no país está mais do que preparada para competir com o mercado internacional. Recentemente Louis Rodrigues, Cineasta e Diretor Criativo na MOOC Studios e na CINE, finalizou o primeiro documentário nacional gravado 100% com GoPro. O Projeto AKAZA retrata dez dias de vivências, separadas em 5 temporadas, com experiências locais na Cidade Baixa, em Salvador – BA.
 
A AKAZA (@akaza.itinerante) é uma casa itinerante coletiva que fomenta a pretitude e o intercâmbio cultural, um espaço que se apresenta com o objetivo de proporcionar vivências e experiências curadas e destinos sugeridos de acordo com cada edição.
 
A casa – na verdade um casarão à beira da praia, foi o local ideal para revelar os bastidores do intercâmbio cultural que acontece na região. Segundo Louis, o documentário capta experiências que reforçam as relações, o viver com respeito a cultura do território do outro, trocas entre gerações e culturas locais.
 
Além disso, o diretor conta que gravar o Projeto todo com uma câmera GoPro fez toda a diferença na mensagem e a maneira que as pessoas passam a enxergar a AKAZA. “É como se você estivesse lá dentro, vivendo tudo aquilo. A GoPro proporciona essa perspectiva de que estamos vendo com nossos próprios olhos”, comenta.
 
Akaza conta com a curadoria dos articuladores culturais Gabriela de Paula, Louis Rodrigues, Mariana Oliveira, Matheus Gomes e Thalita Santana, que são responsáveis por fazer AKAZA acontecer, pensando em experiências que vão reforçar as relações e resgatar práticas ancestrais, motivando a autonomia de viagem preta a partir da nossa rede, direta ou indireta. possibilitando conexões entre diversas áreas de atuação, trocas entre gerações e culturas locais. Criando novas memórias e fortalecendo sua pretitude.
 
Confira o documentário completo no  Link 

Ficha técnica:
Direção Geral|Criativa|Filmagem|Roteiro: Louis Rodrigues (@Louissrodrigues)
Edição e finalização: Gabriel Torres (@writtenbytorres)
Trilha: William Simões (@willdeejay)
 
Agradecimentos especiais:
Comunidade da Ribeira; Dona Teresa; Abraão Reis; Jan Pires; Torres; Ricardo Silva; Norma Suely; Pablo Reis; Sandra Santos; Rosana; Rose Pereira; Lavínia Pereira; Pepeto; Graziela Mont Serrat; Eldon Neves; Guilherme Soares; Heitor Salatiel; Nilzete Santos; Juci Santana; Búfalo; Taísa; Tica; Catarina; Diva Green; Dámiláre Faladé; Cici de Oxalá; Katiucia Ribeiro; Poli Santana; Samuel Borges; Inagê Kaluãna; Zezão Ferreira; Abel Vargas; Alaide do Feijão; Ilê Axé Ogunjá; Tiluaê Orubáia; Instituto Eko; Ilê Aiyê; Olodum; Filhos de Gandhi; @guianegro; @afrotours_bahia; @casapretahubcachoeira; @saraudogheto; @s3reno_; @kattiiusciaribeiro; @oduimersaocultural; @floquesecheire; @malocagreen; @apaulilo; @pauliloparedao.
 
Apoio:
Budweiser; Pier Seguradora; GoPro.

 

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba