Em Cartaz nos Cinema o Filme "UMA NOITE EM HAIFA"



“Uma Noite em Haifa” (Laila in Haifa), dirigido pelo premiado cineasta Amos Gitaï (“Kedma”, Kadosh - Laços Sagrados”, “Kippur”), chega aos cinemas brasileiros em 10 de agosto de 2023, com distribuição de Synapse Distribution. A produção, que foi um dos destaques no Festival Filmelier no Cinema, acompanha as histórias de cinco mulheres em uma agitada noite na cidade israelense. Confira o trailer  aqui . 

Indicado a dois prêmios, incluindo o Leão de Ouro, da seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza, “Uma Noite em Haifa” destaca as histórias entrelaçadas de cinco mulheres que desafiaram rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais. 

As filmagens do longa foram feitas em uma boate real em Haifa chamada Fattoush, frequentada por israelenses e palestinos, com bagagens culturais diferentes, em uma troca direta. Ao visitar o local pela primeira vez, o diretor se sentiu inspirado a contar uma história sobre esse lado pouco retratado no cinema. Além disso, Haifa também é a sua cidade natal. 

“É uma forma de fazer do próprio filme e do processo criativo um ponto de encontro, um momento de diálogo, numa região que também sofre de violência e ódio crônicos”, diz Gitaï. Com um elenco composto por atores desses dois Estados, o cineasta explora a diversidade em um local onde pessoas vão para expressar suas identidades. 

A escolha de cinco mulheres como protagonistas também não foi por acaso. “O Oriente Médio é dominado por homens que frequentemente encorajam a guerra e o conflito. Desde os meus primeiros filmes, há 35 anos, optei por privilegiar papéis femininos. Colocá-las no centro desses filmes é, por si só, uma questão que se coloca sobre a organização das nossas sociedades”, explica o diretor. 

“Uma Noite em Haifa” é roteirizado por Marie-Jose Sanselme, parceira de longa data de Gitaï. O elenco do filme reúne Maria Zreik (do curta-metragem indicado ao Oscar “Ave Maria”); Naama Preis (“God of the Piano”); Hana Laslo (vencedora de Melhor Atriz em Cannes por “Free Zone”, também dirigido por Amos Gitaï); e as estreantes nas telonas Khawla Ibraheem e Bahira Ablassi.


Elenco principal 
Maria Zreik - Laila
Khawla Ibraheem - Khawla
Bahira Ablassi - Bahira
Naama Preis - Naama
Hana Laslo - Hanna


Ficha técnica 
Produção executiva: Laura Samara
Diretor: Amos Gitaï
Roteiro: Amos Gitaï e Marie-Jose Sanselme
Diretor de Fotografia: Eric Gautier
Fotógrafo - Ziv Koren
Edição: Yuval Orr
Composição musical: Alexey Kochetkov

Nenhum comentário:

Expocine 2024, a maior feira de negócios da indústria cinematográfica na América Latina, está com inscrições abertas

A Expocine, considerada a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, já iniciou o credenciamento para a sua d...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba