ANIMAGE 2023 acontece em outubro no Recife

 

A 13ª edição do ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece de 3 a 8 de outubro, no Recife, ocupando as salas de cinema do Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE. A programação exibe filmes para todas as idades, longas-metragens e curtas, distribuídos na Mostra Competitiva e Mostras Especiais. A edição também oferecerá masterclass e bate-papos com realizadores do Brasil e exterior. O festival é totalmente gratuito e a programação completa será divulgada em setembro.

O ANIMAGE se posiciona como o principal evento de cinema de animação em atividade no Brasil - e uma importante janela de exibição e fomento da animação brasileira fora do eixo Rio-São Paulo. Os pilares do Festival são promover a originalidade e a diversidade no cinema de animação, destacando ao público a riqueza das técnicas, temáticas variadas e filmes produzidos em diversos países. 
 

Mostra Competitiva 2023

As mais novas produções de animação em curta-metragem são apresentadas pela Mostra Competitiva. Este ano, foram recebidas mais de 1700 inscrições, de 99 países, para o circuito competitivo do ANIMAGE. Um recorde na história do evento. O significativo aumento desses números revela a rica produção mundial no segmento e a relevância que o Festival atingiu no circuito internacional. Destes inscritos, 68 filmes estão selecionados para a Mostra Competitiva 2023, sendo dez de realizadores brasileiros. 

Todos os filmes selecionados pela curadoria são exibidos para o público dentro da programação do Festival. Conheça os selecionados 2023. A curadoria da Mostra Competitiva 2023 foi feita por Chia Beloto (PE), Nara Aragão (PE), Radhi Meron (SP) e Pâmela Peregrino (BA).

Os melhores filmes são premiados com o troféu ANIMAGE nas categorias: Curta Infantil, Curta Brasileiro, Curta - Prêmio do Público, Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. A principal premiação é a de Melhor Curta - Grande Prêmio ANIMAGE, que além da estatueta, recebe prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00.


Arte no ANIMAGE

Natália Gregorini é a artista convidada para representar o ANIMAGE 2023 e o ilustrou com personagens fantásticos, cheios de cores e vida, que sugerem a magia da animação. Cada um deles foi criado com uma técnica, como: monotipia, lápis de cor, giz pastel oleoso e colagem. 

A ilustradora conta mais sobre a criação, “É uma imensa honra e alegria ter sido convidada. Me coloquei na sala de cinema para criar o cartaz do Animage, com as luzes apagando, naquele momento entre mundos. Criaturas ainda não conhecidas passeiam entre nós e contam suas histórias. Na animação, assim como no ofício de criar imagens, tudo é possível. As criaturas caminham em direção a próxima cena e trazem consigo o seu próprio mundo, representado por suas cores e expressões. A criatura com cabeça de fogo, a figura central, leva todos com ela, ilumina e também mostra as escuridões; remete à luz como elemento essencial do cinema”. 

Natália é de Rondônia, mas vive em Campinas, interior de SP, onde trabalha também com arte educação (www.instagram.com/nataliagregorini). O Festival sempre promove a criação artística também pela sua comunicação visual; cada edição vem assinada por um artista diferente. 

 

O Festival ANIMAGE tem incentivo do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife, apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE e realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.

 

Serviço:
ANIMAGE – 13º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Data: 3 a 8 de outubro 2023
Onde: Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby e Cinema da UFPE
Ingresso: gratuito
Siga o ANIMAGE nas redes sociais @animagefestival   

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba