JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 1o FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

Já estão abertas as inscrições gratuitas e online para o 1° FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, que acontece em memória aos legados artístico, técnico e cultural da Cia. Cinematográfica Vera Cruz considerada a "Hollywood Brasileira"(1949-1954). Poderão participar filmes de curta e longa metragens nos gêneros de Ficção, Animação e Documentário na “Mostra Competitiva Terra do Cinema”. As categorias de premiações e o regulamento estarão disponíveis no website oficial do festival. 

Chamada de "planalto abençoado", no slogan da Cia Cinematográfica Vera Cruz, a cidade de São Bernardo produziu e distribuiu dezenas de filmes que circularam o mundo todo e galgaram prêmios nos principais Festivais de Cinema em diversos países; além de revelar talentos como o ator MAZZAROPI e, com destaque, a atriz RUTH DE SOUZA como a primeira artista brasileira a concorrer ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema no Festival de Veneza (1954), em que disputava com estrelas como Katherine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer. Filmes como “Sinhá Moça” e “O Cangaceiro” receberam prêmios importantes da crítica internacional e projetaram os estúdios e o Cinema Brasileiro em amplitude mundial. 

O 1° FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO será um festival competitivo de abrangência nacional de filmes de curta e longa-metragem com capacidade para acolher mais de 25.000 pessoas ao longo dos 05 dias previstos de evento, entre novembro e dezembro. O artista e idealizador do festival Rudy Serrati, natural da cidade, garante que São Bernardo do Campo é de fato um “planalto abençoado” e ressalta: 

“A cidade tem todos os predicados para sediar um evento deste porte, berço da indústria cinematográfica brasileira, terra de forte presença de outros grandes e importantes setores industriais e varejistas do Brasil, tem localização estratégica, faz divisa com a cidade de São Paulo, mas com ares de cidade de interior, há 15 minutinhos da estação de metrô Sacomã Linha Verde da Av. Paulista, sobretudo, no coração da rodovia Anchieta que conecta a capital e região à Serra do Mar e ao porto de Santos.” 

Entre os destaques do evento, está a “Mostra Competitiva Terra Bernardo”, que, segundo Serrati: 

É uma categoria de premiação que foi criada com muito carinho. Aos alunos da escola de cinema de São Bernardo do Campo, o CAV, aos jovens fazedores de cinema da região e aos coletivos de cinema de todo o Brasil poderão também participar inscrevendo seus filmes de curta-metragem de até 07 minutos. Categoria que propõe a produção de filmes através de técnicas de filmografia de baixo orçamento (inspirado no movimento Dogma 95) aos aspirantes à carreira no cinema. O festival também foi criado para fomentar o audiovisual na base, ser inclusivo, apresentar as diversas profissões que acerca o fazer cinematográfico e possibilitar a iniciação deste público na participação em festivais de cinema, premiando a criatividade, a originalidade e a qualidade dos roteiros, dar espaço, voz e visibilidade às diversas narrativas por todo o BRASIL!” 

Ainda segundo o idealizador, o festival tem por objetivo: 

Celebrar a memória do cinema brasileiro, além de premiar e revelar artistas, obras e profissionais do cinema atual em terra de grandioso valor cultural que guarda parte de uma preciosa história do cinema nacional.” 

 

O festival de cinema tem o apoio e a co-realização da prefeitura de São Bernardo do Campo. A equipe do festival, juntamente com a Secretarias de Cultura e Juventude, Secretaria de Educação e Secretaria de Des. Econ., Ciên., Tec., Trab. e Turismo do município convidam a todos, público em geral, amantes dos filmes em preto e branco e, sobretudo, artistas e produtores do Grande ABC (7 cidades) para participarem deste momento único que marcará uma parte viva da história do cinema brasileiro. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SERVIÇO

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1º FESTIVAL DE CINEMA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

“A Terra do Cinema Brasileiro: onde o passado e o presente se conectam.”

Local: CENFORPE (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - Planalto - Saída 20A da Rodovia Anchieta - S.B. do Campo/SP).

INSCRIÇÕES: 14/07/2023 a 04/09/2023

Período do Festival: 28/Nov. a 02/Dez. de 2023

Capacidade: 1.710 poltronas numeradas incluindo poltronas acessíveis.

Ingresso: Gratuito mediante doação facultativa de 02 Kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade da Cidade.

Realização: Cia. Cinematográfica Terra Bernardo

Apoio Cultural: Prefeitura de S.B. do Campo


INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI 

Instagram: @festivaldecinemadesaobernardo

Website: www.terrabernardo.com.br/festival

Youtube: www.youtube.com/@festivaldecinemadesaobernardo

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba