INÉDITO NO CINEMA, A FEBRE DE PETROV, ESTREIA NA PLATAFORMA RESERVA IMOVISION NA SEXTA

 

Um dos diretores russo mais respeitados e criativos da atualidade, Kirill Serebrennikov tem em seu currículo filmes como o recente A Esposa de Tchaikovsky, que está em sua sétima semana m cartaz no Brasil, e Verão. A RESERVA IMOVISION lança com exclusividade na próxima sexta (26) A FEBRE DE PETROV, inédito nos cinemas brasileiros, e exibido em competição no Festival de Cannes e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em 2021.

 

Depois de observar a cena undergound musical da União Soviética da década de 1980, Serebrennikov se volta ao mundo pop dos anos seguintes. A família Petrov enfrenta diversos tipos de febres – reais e metafóricas, num mundo entrando em colapso.

 

Com a ação centrada em apenas um dia, o filme é uma viagem surreal combinando passado e presente, memórias e delírios, na cabeça de Petrov (Semyon Serzin), um quadrinhista que está com gripe, e acompanha seu amigo Igor (Yuri Kolokolnikov), numa longa jornada noite adentro.

 

Ao mesmo tempo, sua mulher, a bibliotecária Petrova (Chulpan Khamatova), organiza um grupo de discussão de poesia, em enfrenta um homem abusivo. Já o filho pequeno deles, (Vladislav Semiletkov), parece ser a única pessoa empolgada com a proximidade do Ano Novo.

 

Serebrennikov conta escreveu o roteiro enquanto enfrentava uma controversa prisão domiciliar, acusado de desvio de dinheiro, mas, como se sabe, foi por criticar o governo de Vladmir Putin. “Quando fiquei em liberdade, comecei a preparar e rodar o longa quase que de forma secreta. A maioria das filmagens eram à noite ou de manhãzinha. Ninguém se em algum momento, a polícia ia chegar e acabar com as filmagens. Talvez daqui uns 10 anos, quando os documentos secretos do presente vierem à tona descobriremos”, disse o cineasta em entrevista à Film Comment.

 

A revista Variety classificou A FEBRE DE PETROV como “cinema de tirar o fôlego.” Já o inglês The Guardian escreveu que “é um filme tecnicamente impecável, e formalmente audacioso”.

 

Sinopse

Um dia na vida de um artista de quadrinhos e sua família na Rússia pós-soviética. Enquanto sofre com a gripe, Petrov é levado em uma longa caminhada por seu amigo Igor, entrando e saindo da fantasia e da realidade.

 

Ficha técnica

Direção: Kirill Serebrennikov

Roteiro: Kirill Serebrennikov

Elenco: Semyon Serzin, Chulpan Khamatova, Yulia Peresild, Yuri Kolokolnikov, Yuriy Borisov, Ivan Dorn, Aleksandr Ilyin, Sergey Dreyden, Olga Voronina, Timofey Tribuntsev, Semyon Steinberg, Georgiy Kudrenko  

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba