ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O 10º FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA

Pioneiro no Brasil, o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) se prepara para sua 10ª edição, prevista para setembro de 2023. Voltado para crianças, jovens e educadores, o FIPC apresenta uma programação composta por obras exclusivamente feitas por Pequenos Cineastas (entre 8 e 17 anos) de todo o mundo. Quem quiser participar pode se inscrever gratuitamente até o dia 30 de junho de 2023. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.pequenocineasta.com.br.

Idealizado e produzido pela atriz e produtora brasileira Daniela Gracindo, o evento surgiu do desejo de dar a jovens e crianças a oportunidade de expressar livremente suas visões sobre o mundo através da linguagem cinematográfica, de estimular o autoquestionamento e a crítica e de sensibilizar a juventude para o cinema e a realidade que a rodeia.

 Programação

O FIPC é composto de quatro mostras competitivas, bem como de mostras complementares não competitivas. Um comitê nomeado pela organizadora do Festival seleciona os filmes para as mostras competitivas, relacionadas abaixo:

  • Mostra Nacional Criança: curtas de todo Brasil, realizados por crianças entre 8 e 12 anos de idade.
  • Mostra Internacional Criança: curtas de diversos países, realizados por crianças entre 8 e 12 anos de idade.
  • Mostra Nacional Jovem: curtas de todo Brasil, realizados por jovens entre 13 e 17 anos de idade.
  • Mostra Internacional Jovem: curtas de todo Brasil, realizados por jovens entre 13 e 17 anos de idade.

Premiação

Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorrem ao troféu Pequeno Cineasta e a uma claquete da KODAK. O FIPC oferece uma premiação pelo Júri Oficial, composto por jovens cineastas entre 8 e 17 anos, selecionados pela equipe do FIPC, e pelo Júri Popular, integrado por crianças e jovens dessa mesma faixa etária que assistem às sessões. Importante destacar que somente as crianças e jovens que assistem às sessões têm direito a voto.

“Ao avaliar o trabalho de seus pares, estimulamos o senso crítico das crianças. Com isso, ajudamos a formar uma audiência participativa. É o que queremos”, diz Daniela Gracindo, criadora e diretora do Festival.

Mostras Não Competitivas

Além da seleção oficial, o FIPC conta com outras vitrines de filmes:

- Oficina Pequeno Cineasta: apresenta curtas-metragens produzidos pelos alunos das oficinas de cinema de Daniela. O objetivo é dar visibilidade aos projetos de seus alunos, além de possibilitar a eles que exibam os filmes em um contexto de mostra internacional.

- Sustente sua História: traz uma seleção de curtas-metragens sobre sustentabilidade e questões ambientais. Parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- Convidado Especial: todos os anos, o Festival convida uma organização que trabalha com o ensino de cinema para crianças e adolescentes a expor uma pequena mostra dos filmes de seus alunos.

Além das mostras paralelas, o FIPC também conta com mesas-redondas especialmente voltadas a crianças, adolescentes e educadores. Os jovens têm a oportunidade de aprender e compartilhar suas experiências com convidados internacionais através de videoconferências.

Oficinas de Cinema

Durante o evento também acontecem oficinas de cinema gratuitas além de um workshop voltado para professores no intuito de fomentar o estudo da linguagem cinematográfica dentro da sala de aula.

  • OFICINA DE ANIMAÇÃO AMBIENTAL: voltada para crianças a partir de 10 anos esta oficina apresenta a técnica da animação promovendo uma experiência audiovisual através da utilização de diversos materiais disponíveis na natureza, como folhas, plantas, sementes, pedras e flores.
  • OFICINA CLAQUETE: nessa oficina os alunos irão conhecer os conceitos básicos da linguagem cinematográfica e as principais funções de uma equipe de cinema, através da experiência de realizar uma cena.
  • WORKSHOP CINEMA NA SALA DE AULA: oportunidade para educadores e professores descobrirem um método simples para a prática audiovisual na sala de aula.

Pequeno Cineasta na Escola

Com intuito de ampliar a participação das crianças e jovens de todas as regiões do Brasil, o FIPC disponibiliza sua programação, por meio de uma plataforma virtual, para educadores que tenham interesse em exibir as mostras competitivas dentro do âmbito educacional durante o evento. Os alunos que assistirem às mostras competitivas participam como jurados do Prêmio pelo Júri Popular.

Sobre Daniela Gracindo

Bacharel em cinema pela UNESA, se especializou como produtora executiva em cinema e TV em 2002 fazendo MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – RJ. Entre vários trabalhos que realizou, desde 2000, como assistente de direção, diretora, diretora de produção e produtora executiva, destaca-se o documentário de longa-metragem que produziu em homenagem ao ator Paulo Gracindo, seu avô paterno, intitulado “Paulo Gracindo – O Bem Amado” lançado nas salas de cinema em maio de 2009, tendo sido aplaudido pelo público e pela crítica. No mesmo ano, criou o projeto Pequeno Cineasta, pensado e desenvolvido com foco nas crianças e jovens de 8 a 17 anos, procurando estimulá-las a um futuro participativo revelando a experiência vivida por crianças do mundo inteiro de contar histórias através da linguagem audiovisual. O projeto compõe diversas ações, destacando-se a Oficina Pequeno Cineasta, o Programa Pequeno Cineasta no Canal Brasil e o Festival Internacional Pequeno Cineasta que este ano celebrará sua 10° edição.

 

MAIS INFORMAÇÕES: contato@pequenocineasta.com.br

Nenhum comentário:

Festival de Cinema Brasileiro de Paris anuncia programação completa de sua 26ª edição

"Nas Ondas de Dorival Caymmi", "Barravento", "Nosso Sonho" e "Meu Nome É Gal".  O Festival de Cinema...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba