Wilson Simonal comemoraria 85 anos no dia 23 de fevereiro e, em homenagem ao cantor, o Canal Brasil vai exibir na mesma data, às 20h45, o documentário "Simonal - Ninguém Sabe o Duro Que Eu Dei", dirigido por Calvito Leal, Cláudio Manoel e Micael Langer. O músico fez sucesso rapidamente, com seu talento de interpretação de diversos gêneros musicais, em inglês, mesmo sem saber falar a língua. Foi um dos primeiros músicos negros a ganhar destaque, em um contexto social extremamente racista, nos anos 1960.
Filho de uma empregada doméstica e um radiotécnico, Simonal nasceu no Rio de Janeiro em 23 de fevereiro de 1938 e começou a cantar na cidade na década de 1960, com seu irmão e alguns amigos. Sua ascensão foi rápida e, em 1969, ele fechou o maior contrato de publicidade para um artista brasileiro na época, com a Shell.
Mas na década de 1970, sua produtora, a Simonal Produções Artísticas, apresentava inconsistências em seu balanço anual. O contador da empresa foi demitido e Simonal acusado de recorrer a policiais agentes do DOPS, órgão de repressão da ditadura. Os jornalistas, críticos e a mídia, no geral, passaram a dar mais importância para as acusações de que ele colaborava com a ditadura do que para a obra do cantor, o que ocasionou na derrocada de sua carreira. O boato só foi desfeito após a sua morte em 25 de junho de 2000, vítima do alcoolismo.
Simonal - Ninguém Sabe O Duro Que Dei (2009) (86’)
[Simonal 85 Anos]
Horário: Quinta, 23/02, às 20h45
Classificação: 14 anos
Direção: Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal
Sinopse: Um documentário sobre a vida, a carreira controversa e o declínio de um dos maiores cantores do Brasil, Wilson Simonal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário