Podcast sobre causas socioambientais estimula ouvintes a serem agentes de transformação

Com participação de ONGs e entrevistas com ativistas, Descubra Sua Causa aborda temas como defesa dos direitos humanos, meio ambiente e inclusão

Embarcar em uma jornada sobre propósito, justiça social e autoconhecimento e dar os primeiros passos para promover um impacto positivo no mundo. Esta é a proposta do podcast Descubra Sua Causa, uma produção do Instituto MOL com apoio do Movimento Bem Maior e do Instituto Mandarina. Com dez episódios, o podcast, lançado no dia 19 de janeiro, investiga o que move as pessoas a se envolverem em causas socioambientais e ajuda os ouvintes a descobrirem qual é a causa que mais os sensibiliza. 

A série especial destrincha temas diferentes como apoio aos direitos humanos, à educação, à promoção do esporte, ao antirracismo e a lutas identitárias e revela como é o trabalho das ONGs que atuam em diferentes frentes e quem são as pessoas que dedicam suas vidas à transformação social. O podcast é inspirado no teste on-line e gratuito Descubra Sua Causa, que ajuda as pessoas a descobrirem as causas com as quais mais se identificam. “Os episódios foram pensados como uma imersão para que as pessoas percebam que existem infinitas possibilidades para colaborar com a construção de um mundo mais justo, sustentável e igualitário. Esperamos que o público sinta-se engajado com uma causa social e convide amigos, familiares e colegas de trabalho a fazerem o mesmo”, diz a gerente executiva do Instituto MOL, Vanessa Henriques. 

O teste Descubra Sua Causa foi criado em 2018 pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Em 2022, ganhou nova edição em parceria com o Instituto MOL e foi atualizado de acordo com as transformações recentes da sociedade brasileira. A segunda versão do teste possui uma nova plataforma, conteúdos variados e apresenta novas possibilidades de engajamento, como pessoas para seguir nas redes sociais, dicas de séries, livros e ações e uma newsletter mensal com conteúdos exclusivos que acompanham a jornada de defensores de causas, doadores e voluntários.

Episódios semanais

Os episódios do podcast serão publicados semanalmente e cada um abordará uma das dez causas apresentadas no teste on-line. Entre elas, estão os direitos iguais de populações minorizadas, proteção animal, saúde e meio ambiente. O conteúdo também inclui 20 entrevistas com representantes de ONGs e ativistas, que mostram a importância do setor de impacto, relatam mais detalhes sobre seus trabalhos e oferecem dicas sobre como cada pessoa pode se engajar e ser um agente de transformação. 

"Acreditamos que temos muito o que caminhar no Brasil quando pensamos em uma sociedade civil mais consciente e engajada do seu papel transformador. Por isso, o Movimento Bem Maior procura apoiar estrategicamente iniciativas com o potencial de chegar ao maior número de pessoas que possam compreender a relevância dessa missão social. O podcast Descubra a Sua Causa busca justamente inspirar e apresentar caminhos para um país com maior senso de coletividade, mais engajado com suas causas e pessoas. Esse objetivo faz parte de uma construção estrutural maior, que acreditamos e trabalhamos para fortalecer: a Cultura de Doação", pontua Carola Matarazzo, diretora-executiva do Movimento Bem Maior.

O primeiro episódio é sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e ressalta como é importante proporcionar uma infância digna e com saúde, educação, cultura, esporte e lazer para que as novas gerações possam criar um futuro melhor para si e para o mundo. Juliana Mamona, coordenadora de Marketing da Fundação Abrinq, explica que as experiências vivenciadas na infância geram repercussões durante toda a vida e, nessa fase, as crianças desenvolvem habilidades sociais, físicas e mentais. Outra convidada é Alanna Mangueira, ativista pelos direitos das crianças e adolescentes, que enfatiza que defendê-los significa preservar o futuro da humanidade.

O Descubra Sua Causa é apresentado por Júlia Cunha, produzido, roteirizado e coordenado por Ana Julia Rodrigues. Gláucia Ribeiro é a responsável pelo design. Para ouvir o podcast, acesse https://spoti.fi/3ZypMhX.

Convite à generosidade

Cada tema do podcast é tratado com uma linguagem clara e objetiva para incentivar cada vez mais pessoas a exercerem a solidariedade. O Brasil está cada vez mais generoso e atingiu um recorde nas últimas semanas, ocupando a 18ª posição dos países mais solidários do mundo, de acordo com o World Giving Index 2022, da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo IDIS. Em 2021, o país ocupava a 54ª colocação no ranking geral. A pesquisa também registrou pelo quinto ano consecutivo que o país mais generoso do mundo é a Indonésia, seguido pelo Quênia, em segundo lugar.

Segundo o IDIS, mais de 80% da sociedade acredita que o ato de doar faz diferença e essa concordância atinge 75% entre os não doadores. O conceito de que a prática faz bem para o doador cresceu significativamente, de 81% para 91% da população, atingindo uma maioria quase absoluta. O estudo mostrou que a percepção dos brasileiros sobre as organizações da sociedade civil, mais conhecidas como ONGs, evoluiu muito nos últimos cinco anos: 74% da população acredita que elas são necessárias no combate aos problemas socioambientais. Em 2015, essa concordância estava em 57%. A confiança no trabalho das ONGs também aumentou; 45% da população concorda que as ONGs são claras quanto ao uso de seus recursos. Em 2015, apenas 28% das pessoas concordavam com a afirmação.

Sobre o Instituto MOL

O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil que usa a comunicação como meio de transformação social. Fundada em 2020, por iniciativa dos fundadores da premiada Editora MOL, é o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Com o compartilhamento de conteúdo de qualidade sobre filantropia e responsabilidade social e a criação de projetos de impacto, como o Guia MOL de Produtos Sociais, o Curso e Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, o podcast semanal Aqui se Faz, Aqui se Doa!, que conta com mais de 80 episódios publicados, e a reformulação do teste Descubra sua Causa, oferece à sociedade informações de valor e fomenta o diálogo sobre a cultura de doação no país. Saiba mais em https://institutomol.org.br/

Nenhum comentário:

Twisters: Warner Bros. divulga álbum com trilha sonora de filme estrelado por Glen Powell e Daisy Edgar-Jones

A Warner Bros. Pictures, em parceria com a Atlantic Records, anuncia “Twisters: The Album”, trilha sonora do novo longa-metragem do estúdio,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba