Distribuidora Ava Duvernay lançará MARTE UM nos EUA em Janeiro

 


O premiado filme dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico, MARTE UM, já tem distribuidora nos EUA: a Array Realising, empresa da cineasta Ava DuVernay, indicada ao Oscar em 2017, pelo documentário A 13a Emenda e Selma, que concorreu como Melhor Filme. Nos EUA, o filme será lançado simultaneamente nos cinemas e na Netflix em 05 de janeiro. No Brasil, o longa continua em cartaz, e já fez mais de 85 mil espectadores, estando nos cinemas há 15 semanas.

 

Desde que estreou em Sundance, em janeiro passado, MARTE UM passou em diversos festivais ao redor do mundo, e foi escolhido para representar o Brasil no Oscar. A pré-lista dos indicados será anunciada dia 21 de dezembro.  Além dos EUA, a Array também lançara o filme no Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

 

Gabriel Martins criou um drama repleto de camadas emocionais em sua estreia na direção solo. A Array tem orgulho de lançar esse filme, que tem a marca de ser a primeira vez de ser a escolha do Brasil para o Oscar dirigido por um negro”, declarou à Variety Tilane Jones, presidente da distribuidora americana.

 

Exibido no Festival de Gramado, o longa recebeu o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio do Júri Popular, além de Melhor Roteiro, também assinado por Martins, e Melhor Trilha Musical, de Daniel Simitan. MARTE UM fez sua estreia mundial no Festival de Sundance, no começo do ano, e recebeu diversos troféus internacionais. No BlackStar Film Festival ganhou o prêmio de melhor longa ficcional, e no Out on Film, melhor longa internacional, melhor elenco e melhor filme de ficção. Além disso, foi exibido no LA Outfest, no Nashville Film Fest e no San Francisco International Film Festival.

 

O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.

 

O pai, Wellington (Carlos Francisco, de “Bacurau”, e do grupo de teatro Folias), é porteiro em um prédio de elite, e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do AA. Tércia (Rejane Faria, da série “Segunda Chamada”) é a matriarca que, depois um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.

 

MARTE UM é assinado pela produtora mineira Filmes de Plástico, fundada por Gabriel, Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira e Maurilio Martins, em 2009, e que tem em sua filmografia obras premiados como “Temporada”, “Ela volta na quinta”, “No coração do mundo” e “Contagem”. Suas produções também foram destaque em festivais com Cannes, Roterdã, Brasília e Tiradentes.

 

No Brasil, MARTE UM é um lançamento da Embaúba Filmes.

 

Sinopse

Os Martins são sonhadores e otimistas, e levam tranquilamente às margens de uma grande cidade brasileira depois da decepção da eleição de um presidente de extrema-direita. Uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão da nova realidade enquanto baixa a poeira política. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois de um encontro inesperado que a deixa em dúvida se foi amaldiçoada. Seu marido, Wellingon, coloca todas suas esperanças na carreira como jogador de futebol do filho caçula, Deivinho, que acompanha a ambição do pai com relutância, pois sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre, e se questiona se não está na hora de sair de casa.

 

Ficha Técnica

Direção: Gabriel Martins

Roteiro: Gabriel Martins

Produção: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia

Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin

Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano

Desenho de Produção: Rimenna Procópio

Figurino: Marina Sandim

Som: Tiago Bello e Marcos Lopes

Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte

Música: Daniel Simitan

Gênero: drama

País: Brasil

Ano: 2022

Duração: 114 min.

 

Nenhum comentário:

Canal Brasil reexibe episódios de "O Papel da Vida", conduzidos por Marina Person

“ O Papel da Vida ”, programa apresentado por Marina Person durante 2 anos no Canal Brasil, terá alguns episódios reprisados a partir de seg...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba