SEMINÁRIO GRATUITO NO IMS (SP) DISCUTE IGUALDADE DE GÊNERO NO AUDIOVISUAL


Realizado pelo +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, pelo Instituto Cultural da Dinamarca e o Festival Ponte Nórdica, o Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual acontece nos dias 15 e 16, das 10h às 18h, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, e trará cinco mesas de debates. O evento conta com patrocínio da Spcine e do Fundo Nórdico de Cultura e com apoio do Instituto Rouanet, do Instituto Dona de Si, das embaixadas da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia no Brasil. 

Chegando à 6ª edição, o evento volta ao formato presencial, e conta com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros da área, e abordará experiências internacionais e nacionais na construção da Igualdade de Gênero no setor. Haverá tradução simultânea e em libras. O cronograma completo está ao final do release.

O Seminário começa com a advogada Anna Serner, que atuou como CEO do Instituto Sueco de Cinema entre 2011-2021, depois de ter sido a CEO da Associação Sueca de Publicidade e da Associação Sueca de Mídia. Durante seu mandato no Instituto Sueco de Cinema, filmes do país trabalharam com igualdade de gênero sistematicamente e atingiram 50/50 em 2014, com maior qualidade de todos os filmes ao mesmo tempo.

Anna é referência no setor no que se refere às políticas públicas pela igualdade de gênero e de diversidade, e conversa com a jornalista Ana Paula Sousa sobre a sua experiência à frente do órgão, em especial na implementação de políticas públicas pela igualdade de gênero e diversidade no setor.

O segundo painel do Seminário traz movimentos de inclusão no setor audiovisual brasileiro com a participação de Érica de Freitas, fundadora do projeto Visionárias, uma formação em audiovisual para realizadoras pretas e periféricas do Rio de Janeiro; Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, focado no empoderamento feminino, e mediação de Maria Gal.

Já no dia 16 de novembro, o Seminário trará Felicia Jackson, diretora de um dos principais festivais audiovisuais na indústria nórdica THIS ? AARHUS e do festival de séries AARHUS SERIES ambos na Filmby Aarhus, onde ela também é chefe de comunicação. Ela dirigiu o Festival de TV de Copenhague, o CPH Transform, e foi consultora sênior na DR - The Danish Broadcasting Corporation por muitos anos. Felicia traz uma análise do papel das mulheres e sua representação nas telas ao longo dos últimos anos. 

Em seguida, Ylla Gomes e Alessandra Meleiro apresentam e trazem ao debate os resultados do Mapeamento das Entidades Representativas do Setor Audiovisual no Brasil, um estudo valioso que pode apoiar e nortear ações da sociedade civil pelo Audiovisual brasileiro tanto na busca de políticas públicas, quanto para o advocacy no setor empresarial.

Ao final do evento, a ONU Mulheres, junto ao Seminário, faz um convite às produtoras para a segunda fase da implementação da carta-compromisso pela Igualdade entre mulheres e homens no Audiovisual, documento assinado durante o Encontro de Ideias Audiovisuais, realizado na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Cronograma:

15 DE NOVEMBRO

10h: Credenciamento

11h: Abertura

11h30: PAINEL 1: Suécia | Anna Serner - Equidade de Gênero, Diversidade e Inclusão nas Políticas Públicas do Audiovisual (mediação de Ana Paula Sousa)

13h10: Almoço

15h10: PAINEL 2: Brasil | Diversidade na prática - Movimentos de inclusão no mercado (Suzana Pires, Érica de Freitas e mediação de Maria Gal)

16 DE NOVEMBRO

10h: Credenciamento

11h: Abertura Dia 2

11h30: PAINEL 3: Dinamarca | Felicia Jackson - Diversidade e inovação nas narrativas de séries (mediação de Paula Cosenza)

13h10: Almoço

15h10: PAINEL 4: Brasil | Mapeamento das Entidades do Setor Audiovisual 

16h10: Coffee Break

16h30: PAINEL 5: Brasil | Carta-compromisso pela igualdade entre mulheres e homens no Audiovisual Brasileiro


Nenhum comentário:

Twisters: Warner Bros. divulga álbum com trilha sonora de filme estrelado por Glen Powell e Daisy Edgar-Jones

A Warner Bros. Pictures, em parceria com a Atlantic Records, anuncia “Twisters: The Album”, trilha sonora do novo longa-metragem do estúdio,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba