DOCUMENTÁRIO CARTAS MARCADAS ABORDA O RACISMO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO


O filme, que traz histórias reais de jovens em diferentes fases de carreira, chega ao Discovery e no discovery+ em 20 de novembro. 

Três jovens negros brasileiros e a realidade do mercado de trabalho marcado pelo racismo. Esse é o ponto de partida do docu-reality CARTAS MARCADAS, que tem produção e direção criativa de Cristiano Frois, e direção de Karol Maia. A ideia original foi de Eduardo Migliano, da 99Jobs, e o filme é patrocinado pelas marcas DASA e Mercado Livre, e é uma coprodução entre Trip Filmes e Warner Bros. Discovery. O filme será exibido sexta-feira, 20 de novembro, às 18h no Discovery e estará disponível no streaming discovery + no mesmo dia. 

O Brasil é país com uma população 56% negra, e o maior índice de desemprego entre negros e pardos é na faixa de 18 a 24 anos. Como esses jovens podem começar uma carreira nesse país marcado por desigualdades sociais, raciais e de gênero? CARTAS MARCADAS acompanha as histórias de Merielen, Lucas e Matheus. 

A vida real deste trio mostra as dificuldades, as lutas, mas também as possibilidades de vitórias e os encontros de afeto e apoio nesse cenário tão desigual. Ao longo de 1h de filme, seus relatos íntimos e sinceros se alternam com o dia-a-dia, as conversas com seus familiares e depoimentos de profissionais que nos elucidam as complexas tramas do racismo estrutural no Brasil, como o Pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro, Billy Malachias, da psicóloga Fabiana Silva, do publicitário Felipe Silva, do Head de Diversidade e Inclusão do Grupo DASA, Lucas Silva, da head de Diversidade e Inclusão do Mercado Livre, Angela Faria, e do especialista em recrutamento e seleção e presidente da 99Jobs, Eduardo Migliano. 

"Eu admiro cada um dos personagens deste filme. Amo vê-los na sua desobediência contra as estruturas racistas, indo buscar o que também pertence a eles. É lindo ver como suas famílias os acompanham e criam um espaço seguro para que eles se recuperem das quedas, mas onde também podem celebrar suas vitórias”, conta Karol Maia. 

Contando com uma equipe com a maioria de profissionais negros em todos os níveis de criação e produção (Diretora, Roteirista, Story Producer, Coord. De Produção, Logger, Câmera, Assist. de Câmera, Maquiagem e Trilha), o documentário é também fonte de inspiração para seu público, que poder ver na tela histórias parecidas com as suas. 

“Tomamos muito cuidado para não colocar os personagens na narrativa perpetuada pela branquitude: uma história que começa dentro de lares pobres e desestruturados, mas que lutam e superam com muita ajuda e muita sorte uma posição de sucesso. Neste documentário, os personagens são apresentados como cidadãos que rompem estruturas com talento e são cercados de afetos e estímulos." Explica a roteirista Maristela Mattos. 

“Na minha visão, o ponto chave do documentário é mergulhar na realidade dos jovens negros que conseguiram superar os primeiros obstáculos econômicos, consequência do racismo estrutural vivenciado duramente por seus antepassados. O filme revela o quanto, mesmo tendo tido acesso à educação qualificada, esses profissionais negros ainda enfrentam desafios adicionais ao longo de suas vidas pessoais e profissionais, que tornam suas trajetórias na busca pela mobilidade social muito mais complexas e difíceis do que as dos seus contemporâneos brancos”, avalia Paulo Lima, Editor-chefe e sócio da Trip. 

CARTAS MARCADAS é uma coprodução da Warner Bros. Discovery e da Trip Filmes, com ideia original de Eduardo Migliano, direção de Karol Maia, direção criativa e produção executiva de Cristiano Frois pela Trip Filmes, Adriana Cechetti e Marina Pedral responsáveis pela área de produção e Eduardo Teixeira e Mariana Heller pela área de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery. 

TRIP FILMES

A Trip Filmes possui duas vertentes de atuação, uma direcionada para criação e produção de filmes para marcas, e outra para conteúdos originais. Ambos possuem em comum a linha editorial já conhecida da Trip, que busca produzir reflexões relevantes sobre a forma que vivemos e pensamos, revelando histórias que inspiram e contribuem para a evolução de cada um de nós. 

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Karol Maia

Produtor e Diretor Criativo: Cristiano Frois

Roteiro: Maristela Mattos

Produção de Conteúdo: Bruno Victor

Direção de Fotografia: Danilo Rosa

Coordenação de Produção: Luana Binta

Produção: Mayara Aguiar

Pesquisa: Bea Monteiro

Maquiagem: Raphaella Santos

Operação de Câmeras: Paulo Nascimento

Assistente de Câmera: Vic Salles

Assistente de Câmera / Elétrica: Naty Santos

Captação de áudio: Jefferson Santos

Edição: César Gananian

Assistente de edição e Logger: Gabriel Lima

Trilha original: Janga

Pós-produção, finalização e color: V8

Pós-produção de áudio e mixagem: Ampli Mix

Assessoria de imprensa: Patrícia Rabello

Consultor Warner Bros. Discovery: Emilio Domingos

 


Nenhum comentário:

Twisters: Warner Bros. divulga álbum com trilha sonora de filme estrelado por Glen Powell e Daisy Edgar-Jones

A Warner Bros. Pictures, em parceria com a Atlantic Records, anuncia “Twisters: The Album”, trilha sonora do novo longa-metragem do estúdio,...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba