COPROTAGONIZADO POR THIAGO LACERDA, ALÉM DE NÓS FAZ SUA ESTREIA NA 46A MOSTRA DE SÃO PAULO
Dirigido por Rogério Rodrigues, longa é um road movie que desconstrói a figura do gaúcho.
ALÉM DE NÓS" é um road movie que parte de um universo frio, rude e áspero, em uma viagem que fala de amor em tempos brutos”, assim define Rogério Rodrigues, seu segundo longa-metragem, que terá sua primeira sessão em São Paulo nessa quarta (26), na 46a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e depois, novamente, no dia 01/11 (mais informações no final do release). Produzido pela Atama Filmes, o longa traz no elenco Thiago Lacerda, Miguel Coelho, Clemente Viscaíno, Ida Celina, Naruna Costa, entre outros.
O filme é protagonizado pelo jovem Leo (Miguel Coelho), um peão que nunca saiu de sua cidade no sul do país, mas sua vida se transforma ao testemunhar a morte do pai. Uma carta do pai dá início a uma nova jornada de ir para o Rio de Janeiro, com seu tio Arthur (Thiago Lacerda). Os laços entre os dois devem se tornar mais fortes, mas, antes disso, precisam superar suas diferenças.
A história é centrada na relação afetiva entre tio e sobrinho, dois homens do campo, que saem do interior profundo do extremo sul do Brasil em uma jornada rumo ao desconhecido. O jovem passa por um processo de desconstrução, que ao ser forçado a sair do seu ambiente geográfico, passa a ressignificar seus valores. De forma sensível e lacônica, o filme convida e desperta reflexões sobre a percepção humana em relação ao que é diferente ao mundo comum e o quanto esses novos olhares podem ajudar a mudar o que somos.
Rodrigues conta que o projeto de ALÉM DE NÓS vem desde 2010, com a ideia de fazer um filme sobre dois mochileiros gaúchos e a realização do 8º e último Congresso Brasileiro de Cinema em Porto Alegre. “Esse evento me inspirou a realizar o sonho de fazer cinema e aquela ideia de desconstruir a figura do gaúcho, retirando-o de seu ambiente geográfico, passou a me provocar.”
Para produzir seus filmes, Rodrigues, junto com Rose França montou a Atama Filmes, e, só em 2017, depois de outros trabalhos, o projeto foi retomado. Filmado no início de 2019, ALÉM DE NÓS passou por um processo de pós-produção durante a pandemia, que acabou transformando o projeto.
“Acho que a forma como o filme começou, se transformou e tudo que passamos até aqui, de alguma forma imprimiu no filme. O mais incrível é que ele continua me surpreendendo e fazendo que eu, assim como seus personagens, passe a ressignificar valores.”
Thiago Lacerda, que interpreta o tio do protagonista, explica que criou seu personagem partindo primordialmente do roteiro, além de contar com a preparação de elenco de Décio Antunes. “Os maiores desafios eram sua trajetória psicológica, o lugar de isolamento que ele se encontra no início, e depois a busca pelo sobrinho, essa relação, esse caminho de encontro intimo.”
O fato de trabalharem no road movie, conta o ator, é também um desafio, mas uma descoberta. “A própria situação do filme on the road, todas as dificuldades que isso implica. Tínhamos dúvidas do que aconteceria na estrada. Não era nada muito convencional, mas também convocava a gente e provocava uma certa apreensão, e trazia descobertas para o longa.”
Rodrigues aponta que ALÉM DE NÓS, como o próprio título indica, convida a pensar que o diferente não é algo estranho, mas um pedaço de nós que ainda não conhecemos. E, nesse sentido, é revelador do Brasil onde vivemos hoje. “Os personagens poderiam partir do interior da Amazônia, do sertão ou de qualquer outro lugar do Brasil. Eles partem da Pampa, porque são minhas raízes. O filme fala sobre a necessidade de pertencimento em um país que ainda precisa se descobrir".
Exibido no Festival de Cinema de Trancoso, agora o longa faz sua estreia na 46a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. “Vir para a maior cidade da América Latina, além de simbólico, tem tudo a ver com o movimento da própria narrativa do filme. Acho importante que cada região possa ter sua cultura respeitada, poder se ver, se reconhecer e compreender que somos este imenso patchwork de povos e que o diferente é apenas um pedacinho do desconhecido em nós. Participar da Mostra está sendo muito importante e viver essa imersão tão intensa e plural na Mostra é revigorante. Precisávamos, mais do que nunca, deste sentimento de pertencimento e gratidão”, conclui o diretor.
SESSÕES NA MOSTRA:
CINEMATECA - SALA GRANDE OTELO 26/10/22 - 19:10
INSTITUTO MOREIRA SALLES - PAULISTA 01/11/22 - 15:50
SINOPSE
Leo, um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, sofre duas grandes perdas no mesmo dia: é demitido e testemunha a morte do pai, da qual se sente culpado. Ao encontrar uma foto e uma carta, Leo se depara com a necessidade de realizar o último desejo de seu pai e para atender ao pedido, viaja com seu tio Artur para a cidade do Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, tornando esta jornada uma grande aventura de descobertas e transformações.
Direção ROGÉRIO RODRIGUES
Elenco Principal
MIGUEL COELHO
THIAGO LACERDA
CLEMENTE VISCAÍNO
IDA CELINA
NARUNA COSTA
NÉSTOR MONASTERIO
PITTI SGARBI
INGRA LYBERATO
ROSE BRANT
BRUNO COSTA
FERA CARVALHO LEITE
DUDA MENEGUETTI
MARCOS VERZA
Nenhum comentário:
Postar um comentário