9ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO ANUNCIA SELECIONADOS


Evento será realizado de 04 a 08 de novembro, com a exibição de longas e curtas-metragens ao ar livre na praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte




A MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO vai mais uma vez agitar a cidade de São Miguel do Gostoso. Uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania e da Guajirú Produções, direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. Repleta de atividades e vivências, o evento conta com ampla participação da comunidade local e recebeu este ano um número recorde de filmes, totalizando 927 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país.
 
As sessões da Mostra Competitiva e Sessões Especiais da 9ª Mostra de Cinema de Gostoso serão realizadas na sala ao ar livre montada na praia do Maceió, trazendo a experiência única das exibições na praia. Com cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, a sala ao ar livre propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.

Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.
 
Neste ano, a Mostra de Cinema de Gostoso contará com um novo local de exibição: será montada uma tenda climatizada na Praia do Maceió, com 80 lugares, onde acontecerá a Mostra Panorama, que exibirá longas e curtas-metragens no período da tarde.

Os 24 filmes selecionados para a 9ª Mostra de Cinema de Gostoso vêm de 12 diferentes estados brasileiros, incluindo ficções, documentários e animações em longa e curta-metragem. Na lista estão Marte Um, filme de abertura, selecionado pelo Brasil para a corrida do Oscar; o vencedor do Festival de Cinema de Gramado Noites Alienígenas; o vencedor do Festival de Locarno Regra 34 (apenas o segundo filme brasileiro a conquistar o prêmio); Mato Seco em Chamas, filme de encerramento que teve estreia no Festival de Berlim; e muitos outros destaques, incluindo três obras do Rio Grande do Norte.

A Mostra de Cinema de Gostoso é um dos últimos festivais brasileiros do ano e apresenta uma seleção de filmes nacionais, em sua maioria independentes, com potencial de dialogar com o público da cidade. A programação inclui produções que se destacaram nesta temporada, além de produções inéditas ou de estreia recente.
 
Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de dois seminários sobre a recente produção audiovisual brasileira. Toda a programação será gratuita.
 
A Mostra de Cinema de Gostoso, uma sala popular de cinema a céu aberto, recebe um público de diversas regiões do país e mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país.
Com esse conjunto de ações, a Mostra de Cinema de Gostoso conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.

Nenhum comentário:

Luiz Gonzaga - Légua Tirana, filme sobre a origem do Rei do Baião, ganha pôster oficial

O longa-metragem Luiz Gonzaga - Légua Tirana, dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, ganhou pôster inédito, destacando o elenco. O fil...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba