Documentário de projeto que uniu a América Latina estreia no dia 17 de setembro


Produção destaca iniciativa que rendeu o Prêmio Internacional Giovanni Punto ao paulista Israel Oliveira. Ele criou uma rede que reuniu mais de mil músicos da região durante a pandemia.

A emocionante história de união pela música dispensa explicações no instante em que começa o documentário LatinoAmericaHorns – o primeiro coletivo de trompas da América Latina. O projeto foi liderado pelo músico paulista Israel Oliveira, que atualmente atua como trompista profissional e professor da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).  A estreia do documentário será no sábado, dia 17 de setembro, durante o 7º Simpósio Brasileiro de Trompistas, que ocorre de 15 a 18 de setembro, em Bragança Paulista (SP).

O vídeo-doc de 57 minutos foi produzido a partir do conteúdo de 94 gravações de lives que conectaram os músicos – muitos deles, de forma inédita – durante o isolamento social necessário na pandemia de covid-19. O documentário teve lançamento internacional, em agosto, durante o evento anual International Horn Society. A obra teve ainda uma apresentação para convidados no dia 12 de setembro na OSPA. 

O músico paulista ganhou destaque em 2021 ao receber o Prêmio Giovanni Punto da International Horn Society, considerado o “Oscar da trompa”, justamente, pela iniciativa de união virtual. É a segunda vez na história que um artista latino-americano ganha esse reconhecimento. “O prêmio veio no meu nome, mas ele só foi concedido por conta de tudo que eu e todos os trompistas latino-americanos realizamos juntos no período de isolamento. Esse documentário vem coroar essa parceria”, declara o idealizador dos encontros que uniram mais de mil trompistas latino-americanos espalhados pelo mundo.

As lives chamaram a atenção da documentarista Sandra Porciúncula, do editor João Sauer e da comunicadora Claudia Antonini, pela dedicação e pela entrega dos músicos à iniciativa, inicialmente, somente com participantes brasileiros com o nome “CoronaHorns”. Com a adesão de colegas latinos, o sucesso do projeto LatinoAmericaHorns está no fato de que ele terá vida longa. Isso é percebido nas imagens das lives que escancaram o senso coletivo, humano e delicado com que foi construído cada pedaço do roteiro. 

Exatamente como diz a letra da música “Canción con Todos”, que encerra o documentário, dos argentinos César Isella e letra de Armando Tejada Gómez, com arranjo do trompista brasileiro Alexandre Ostrovski Jr, o filme ultrapassa a essência musical e literalmente dá voz aos músicos. “Todas as mãos, todo o sangue pode ser uma canção ao vento! Canta comigo, canta! Irmão americano, liberta a tua esperança com um grito em tua voz”, assina o coletivo. 

Para saber mais: Israel Oliveira é natural de São Paulo e chegou à trompa graças a um projeto social e ao apoio de um dos mais importantes trompistas da história no Brasil, Ozeas Arantes. Oliveira é trompista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor da classe de trompa do Conservatório Pablo Komlós, a Escola de Música da OSPA. Atua em formações de música de câmara, bandas sinfônicas, orquestras e festivais de música no Brasil e na América Latina. Em 2018, coordenou o 5º Encontro Brasileiro e 2º Encontro Latino-Americano de Trompistas e representa a Associação Brasileira de Trompistas na região Sul do Brasil. Em 2021, recebeu o Prêmio Giovanni Punto da International Horn Society em reconhecimento ao trabalho de incentivo e disseminação da trompa e suas performances na cultura musical. 

Confira a ficha técnica do vídeo-doc: 

DIREÇÃO                              Claudia Antonini

PRODUÇÃO e ROTEIRO     Sandra Porciúncula 

EDIÇÃO                                 João Sauer

www.latinoamericahorns.com

Instagram: @latinoamericahorns

Facebook: latinoamericahorns

YouTube: Latinoamericahorns


Nenhum comentário:

Diamond Films Lança NATAL SANGRENTO Nesta Quinta (11) nos Cinemas

Trazendo uma boa dose de gore para as festas de final do ano, terror acompanha serial killer implacável que se veste como Papai Noel  A Diam...