O filme Curupira e a máquina do destino, foi selecionado
e vai estar em três Festivais na cidade de São Paulo.
O curta foi filmado em 2021 no Amazonas, na
Estrada Fantasma BR-319, Transamazônica BR-230 e na cidade real de Realidade.
FESTIVAIS
25 FPS,
Zagreb (Slovenia)
Mostra Ecofalante de Cinema
- Competição Latino-Americana (Brazil)
Helsinki Film Festival- Short Film
Competition (Helsinki, Finland)
Concorto Film Festival
- Supernature, curated by Claudia Praolini (Concorto, Italy)
Curtas Vila do Conde
- Short Film Competition (Vila do Conde, Portugal)
Ecrã Festival de Ciema Experimental
- Short Film Competition (Rio de Janeiro, Brazil)
Olhar de Cinema
- Short Film Competition (Curutiba, Brazil)
Short Waves Festival
- Short Film Competition (Poznań, Poland)
Vienna Shorts
- Short Film Competition (Vienna, Austria)
Beira Film Festival
(Rondônia, Brazil)
Las Palmas de Grand Canaria Film
Festival - Short Film Competition – Award for Best Film
(La Palma, Canary Island)
Kino Otok International Film Festival
(Isola, Slovenia)
Kino Pavasaris – Vilnius International Film
Festival - Short Film Competition (Vilnius, Lithuania)
Glasgow Short Film Festival - Eco-Spectrality:
Residual Fabulations (Glasgow, United Kingdom)
Mostra de Cinema de Tiradentes - Short Film
Competition (Tiradentes, Brazil)
SINOPSE
“Curupira e a máquina do destino” documenta o encontro no tempo
presente entre uma curupira e o fantasma encarnado de Iracema, personagem do
filme “Iracema – uma transa amazônica”. Abertos feito feridas durante a
Ditadura cívico-militar que enredou o Brasil nos brados da ordem e do
progresso, os vergalhões de asfalto que varam o país foram construídos,
destruídos e se afogam agora em um processo de reconstrução. Ruínas mornas de
um futuro viciado. Apaixonada, Iracema fantasma parte nas encruzilhadas das
estradas retilíneas do Amazonas para encontrar Curupira e vingar o futuro.
DIRETORA JANAINA WAGNER
Artista plástica e
realizadora, Janaina Wagner desenvolve suas pesquisas em diversas mídias,
como vídeo, fotografia, desenho, instalações, cenografia e pintura. O
ponto nevrálgico de seu trabalho são as relações de limite, controle
e contenção que o humano estabelece com o mundo.
Atualmente doutoranda no Le Fresnoy-Studio National des Arts Contemporains
(FR), Wagner participou de diversas residências artísticas, como Gasworks
(Londres, UK), FID Campus – Festival International de Cinema de
Marseille (Marseille, FR), Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, BR), Red Bull
Station (São Paulo BR), Casa Tomada (São Paulo, BR),
Anarcademia W139 (Amsterdã, NL) e NES Skagaströnd, na
costa rural da Islândia. Dentre as principais exposições,
destacam-se Ensaio de Tração - Pinacoteca do Estado de São Paulo, 10
Semana de Cinema do Rio de Janeiro, Uma história natural das Ruínas (Pivô,
SP), Fuso Festival – Museu Nacional de Arte Contemporânea
do Chiado (Lisboa, Portugal), Cuando no hay sombra es mediodía, Nube –
Kiosko (Santa Cruz, Bolívia), With burning love – (Villa Belleville,
Paris), Casa Carioca – MAR Museu de Arte do Rio de Janeiro (Rio de
Janeiro, Brasil), Criatura (Oficina Cultural Oswald Andrade, SP),
e Decupagem/ Crônica de um final anunciado (MARP, SP), Bestiário
- Centro Cultural São Paulo - CCSP, Permanências e Destruições – Torre
H (RJ), Hipótese e Horizonte – Observatório (SP), 4o Prêmio EDP nas
Artes – Instituto Tomie Ohtake (SP).
Bacharel em Artes
Plásticas e Jornalismo, mestra no Programa de Experimentação em Arte e Política
(SPEAP) e professora de vídeo no Ensino Fundamental, muitas das referências
disparadoras de suas pesquisas derivam dos procedimentos com que o homem vem
registrando e articulando seu progresso e legado. O viés sociológico do
Jornalismo opera para ela como os mecanismos através dos quais uma história é
feita verdadeira – uma constelação de contos, fatos e imagens. Da mesma maneira
que o jornalista parte de fatos para formar narrativas, Janaina desenvolve sua
produção plástica em um processo de decupagem de imagens textuais e visuais já
existentes e em circulação midiática.
Site: www.janainawagner.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário