"Os Primeiros Soldados" é o filme de abertura do 28º Festival de Cinema de Vitória

 


O longa capixaba “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira, será exibido pela primeira vez em Vitória na abertura do 28º Festival de Cinema de Vitória - Reencontro, que acontece de 21 a 25 de junho. No dia 7 de julho o filme estreia nos cinemas de todo o Brasil pela Olhar Distribuição.

 

“Os Primeiros Soldados” acompanha um grupo de amigos que tenta sobreviver à epidemia de AIDS no começo dos anos 1980 e o primeiro ano de eclosão da doença em Vitória por meio de seus primeiros combatentes e da comunidade de apoio e solidariedade formada entre eles. 

 

Na história, um grupo de jovens gays e mulheres celebram a véspera de Ano Novo sem saber o futuro sombrio que lhes espreita. Suzano, estudante de biologia que acaba de voltar dos estudos no exterior, sabe que algo muito errado está começando a afetar seu corpo. Primeira vítima de aids conhecida na cidade, Suzano enfrenta sozinha o desejo de entender melhor a doença e de buscar a cura, ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã Maura e seu sobrinho Muriel dos impactos do que está por vir. O desespero com a falta de informações sobre o vírus e seu futuro incerto acabará por aproximar Suzano da performer transexual Rose e do estudante de cinema Humberto, ambos infectados. 

 

O 28º Festival de Cinema de Vitória - Reencontro, marca a volta ao formato presencial de um dos mais tradicionais festivais do cinema brasileiro e um dos mais expressivos eventos culturais do Espírito Santo. Depois de dois anos acontecendo em diversas telas, o Festival retorna com uma edição especial, que apresenta um desdobramento da primeira parte do evento, realizada on-line em novembro de 2021. Na programação, os filmes exibidos nas mostras competitivas e premiados com o Troféu Vitória, a pré-estreia de longas-metragens, três sessões especiais com filmes convidados, o lançamento da edição física do Cadernos da Homenageada Nacional: Marcélia Cartaxo e do Caderno da Homenageada Capixaba: Margarete Taqueti, além de oitos oficinas com foco nas diversas etapas da produção audiovisual. 

 

O evento será realizado no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis (UFES), na cidade de Vitória, e toda a programação é gratuita.

 

Ficha Técnica:

2022 | Brasil | Drama | 107’

Roteiro e direção: Rodrigo de Oliveira, Fotografia: Lucas Barbi, Elenco: Renata Carvalho, Johnny Massaro, Clara Choveaux, Alex Bonini Muller, João Vitor Camilo Azeredo, Higor Campagnaro

 

Sinopse:

Em 1983, o jovem biólogo brasileiro Suzano tenta sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes.

 

Nenhum comentário:

"Os Observadores": Primeiro Trailer de Novo Longa Produzido por M. Night Shyamalan é Divulgado

Você passaria por uma porta sem saber para onde ela te levaria? O novo suspense psicológico de M. Night Shyamalan promete te revelar o desco...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba