Estreia "Um Brasil de Sabores", série documental inédita sobre cultura alimentar brasileira

 

"Um Brasil de Sabores" é a primeira série realizada no Paraná sobre as muitas culturas e saberes que fazem parte da história da alimentação. Nessa primeira temporada são apresentados os alimentos, as bebidas e as receitas que persistem no tempo, mantendo vivas as memórias afetivas e as sabedorias tradicionais em Curitiba e região. Para mostrar isso, mulheres, lideranças indígenas, cozinheiras e pequenos empreendedores compartilham suas experiências e sentimentos sobre a comida servida na feira, no terreiro, no restaurante, em casa e na rua. 

 

Apresentada por Sabrina Demozzi, pesquisadora e roteirista apaixonada pela cultura popular brasileira, a série promete mostrar aspectos pouco conhecidos sobre os sabores que estão à "mesa" da maioria das pessoas no Brasil, trazendo particularidades regionais como o pinhão e o café, mesclando tradição e inovação à cultura culinária presente no estado. "São muitas as culturas que contribuíram para a formação da identidade alimentar no Paraná, mas por uma série de razões, isso raramente é mostrado. Existem muitos brasis presentes na cultura culinária de Curitiba e região. "Um Brasil de Sabores" apresenta mais do que a culinária ou a gastronomia e traz também os sentimentos envolvidos no cultivo, no preparo e consumo da comida e bebida, dando uma dimensão ampla e afetuosa sobre os elos que criamos com aquilo que alimenta o corpo e os sentidos." 

 

"Um Brasil de Sabores" apresenta mais do que a culinária ou a gastronomia e traz também os sentimentos envolvidos no cultivo, no preparo e consumo da comida e bebida, dando uma dimensão ampla e afetuosa sobre os elos que criamos com aquilo que alimenta o corpo e os sentidos." 

 

 

LEGENDA: Sabrina Demozzi é roteirista, cozinheira e Mestra em História e Cultura da Alimentação pela UFPR.

 

A série, incentivada pelo Ebanx a partir de recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, estreia online no dia 31 de maio no Canal do Youtube da Trópico, produtora da série. A produção associada foi feita pela empresa Tempero Mental, que assina a criação e a roteirização da série. 

 

São 12 episódios em que contamos um pouco da história de um ingrediente ou receita e buscamos entender como isso se conecta à cultura alimentar paranaense e a História da Alimentação no Brasil. Para dar vida à narrativa, fomos em busca de pessoas que mantêm relações afetivas e simbólicas com os alimentos e bebidas, seja por meio de sua cultura, tradição, negócio ou valores pessoais. São eles: 

 

Ep. 1 - Brasil tem gosto de quê?

Ep. 2- Semente boa de comer.

Ep. 3 - Despertar os sentidos. 

Ep. 4- Comida que estoura na panela.

Ep.5- Banana para viagem.

Ep. 6- Do campo para a rua. 

Ep.7 - Comida que guarda a história.

Ep.8- Olha a cocadinha! Quem vai querer? 

Ep.9 - Pastel frito na hora. 

Ep. 10- Comida de memória. 

Ep. 11 - Mulher bebe cerveja?

Ep. 12- Sabores que vem de longe. 

 

A série contou com o apoio de: All Beek, Arca do Feijão, Armazém Califórnia, Baba Salim, Bala de Banana de Antonina, BarBaran, Biblioteca Pública do Paraná, Casa da Aroeira, Cerveja Porto de Cima, Colinas de Sião, Culinária de Terreiro, Dig For Fashion, Egueiras, Gentees, Hop'n Roll Brewpub, Instituto Moreira Salles, Pastelaria Yamashiro, Lavô tá Novo, Lucca Cafés Especiais, Maniac's Brewing Co, Memorial Árabe, Mesquita de Curitiba Imam Ali Ibn Abi Tálib A.S, Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Paranaense, Nova Polska, O Pão Que o Viado Amassou, Pedacinho da Bahia, Sítio Guarani e Tadeu Rei do Pierogi.


Nenhum comentário:

Crítica Filme “Minions 2: A Origem de Gru” por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira, uma das animações mais esperadas do ano. “Minions 2: A Origem de Gru”, dirigida por Kyle Balda (Meu Malvado Favo...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba