Abertura 13ª Edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico.

O FILME “DREAMOVER” ABRE O 13º CINEFANTASY

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO COM A PRESENÇA DO DIRETOR ROMAN OLKHOVKA

 


DIA 07 DE JUNHO, ÁS 21HS, NO RESERVA CULTURAL

A cerimônia de abertura do 13º Cinefantasy acontece, dia 07 de junho, às 21hs, no Reserva Cultural, com o filme “Dreamover” (Drama, Ficção Científica, Romance/ 2021/Russia/ 99 minutos/ 14 anos) e a presença do diretor Roman Olkhovka.

Sinopse: 

Um burocrata solitário é assolado diariamente por pesadelos em que está se afogando. Tentando encontrar uma solução, ele busca ajuda numa técnica experimental que consiste em substituir os sonhos maus por lembranças boas.

Sobre o Festival:

O 13º CINEFANTASY – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO – evento que acontece presencialmente na capital paulista entre os dias 07 e 12 de junho - com direção geral de Monica Trigo e idealização e Coordenação de Eduardo Santana será um encontro e uma celebração com a exibição dos filmes premiados nas três edições realizadas no formato online durante a pandemia. 


A programação traz o que há de melhor no cinema fantástico em várias mostras que exploram produções vindas do Brasil, da América Latina e do mundo por meio de 78 filmes, com sessões de longas e curtas-metragens distribuídos em seis dias e em três locais da cidade de São Paulo (Reserva Cultural, Cine Satyrus Bijou e Oficina Cultural Oswald de Andrade).

Tradicionalmente o cinema fantástico é associado a obras de horror, ficção científica e fantasia, mas sua origem remonta a um período anterior ao cinematógrafo, com técnicas envolvendo a projeção de imagens a partir de ilusões de ótica, provocando ao mesmo tempo o encantamento e o medo nos espectadores. 

As produções do gênero podem promover uma subversão das leis gerais do mundo e da vida, confundindo o possível e o impossível, fazendo do fantástico um gênero que força o deslocamento das percepções e oferece a experiência do excesso e da intensificação de sensações. 

A liberdade de sua forma possibilita a abordagem de questões com ousadia, mostrando questões sociais como a discriminação e desigualdade de forma transgressora à estética tradicional.

Quando o mundo parece se tornar cada vez menos verossímil, o cinema fantástico oferece uma forma potente de fabulação, de radicalização de experiências, manifestando um desejo de que o cinema pode, a partir da imaginação e do excesso, invocar aquilo é inalcançável. 

Obras como “Parasita” de Bong Joon-Ho e “Bacurau” de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, fortalecem a potência do gênero.

E apresenta ainda experiências marcantes por meio de atividades formativas, do Esquenta Cinefantasy que serão exibidos 2 obras em sessões comentadas para 120 alunos do Instituto Criar, no Bom Retiro, em São Paulo e do Circula Cinefantasy com exibição de 01 obra, em quatro espaços nas periferias e ocupações da cidade de SP que acontecem no mês de agosto.


TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS


01 DE JUNHO - 14h

WORKSHOP DE STOP MOTION PARA CRIANÇAS

Na AACD de São Paulo


01 DE JUNHO - 19h

DEBATE MULHERES NO AUDIOVISUAL

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade


01, 02,03, 06 DE JUNHO - Das 13h às 18h

OFICINA DE CINEMA

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade


07 a 11 DE JUNHO - 15h – dias 07, 08 e 09 |15h e 19h30 – dia 10 | 12h e 15h – dia 11

MOSTRAS DE CURTAS-METRAGENS CINEFANTASY E FANTLATAM

No Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade


07 a 12 DE JUNHO - 21h – dia 07 | 17h, 19h15 e 21h30 – dias 08, 09, 10 e 11 | 17h, 19h15 e 21h – dia 12


MOSTRAS DE LONGAS-METRAGENS CINEFANTASY

No Reserva Cultural


08 a 12 DE JUNHO - 18h e 20h – dia 08, 09 e 10 | 16h e 22h – dia 11 | 18h30 – dia 12

MOSTRAS DE LONGAS-METRAGENS FANTLATAM

No Cine Satyros Bijou


13 a 16 DE JUNHO - 19h30

MOSTRA DO HOMENAGEADO NEVILLE D’ALMEIDA

No Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba