O FILME
“DREAMOVER” ABRE O 13º CINEFANTASY
FESTIVAL
INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO COM A PRESENÇA DO DIRETOR ROMAN OLKHOVKA
DIA 07 DE JUNHO, ÁS 21HS, NO RESERVA CULTURAL
A cerimônia de abertura do 13º Cinefantasy acontece, dia 07 de junho, às 21hs, no Reserva Cultural, com o filme “Dreamover” (Drama, Ficção Científica, Romance/ 2021/Russia/ 99 minutos/ 14 anos) e a presença do diretor Roman Olkhovka.
Sinopse:
Um burocrata solitário é assolado diariamente por pesadelos em que está se afogando. Tentando encontrar uma solução, ele busca ajuda numa técnica experimental que consiste em substituir os sonhos maus por lembranças boas.
Sobre o Festival:
O 13º CINEFANTASY – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO – evento que acontece presencialmente na capital paulista entre os dias 07 e 12 de junho - com direção geral de Monica Trigo e idealização e Coordenação de Eduardo Santana será um encontro e uma celebração com a exibição dos filmes premiados nas três edições realizadas no formato online durante a pandemia.
A programação traz o que há de melhor no cinema fantástico em várias mostras que exploram produções vindas do Brasil, da América Latina e do mundo por meio de 78 filmes, com sessões de longas e curtas-metragens distribuídos em seis dias e em três locais da cidade de São Paulo (Reserva Cultural, Cine Satyrus Bijou e Oficina Cultural Oswald de Andrade).
Tradicionalmente o cinema fantástico é associado a obras de horror, ficção científica e fantasia, mas sua origem remonta a um período anterior ao cinematógrafo, com técnicas envolvendo a projeção de imagens a partir de ilusões de ótica, provocando ao mesmo tempo o encantamento e o medo nos espectadores.
As produções do gênero podem promover uma subversão das leis gerais do mundo e da vida, confundindo o possível e o impossível, fazendo do fantástico um gênero que força o deslocamento das percepções e oferece a experiência do excesso e da intensificação de sensações.
A liberdade de sua forma possibilita a abordagem de questões com ousadia, mostrando questões sociais como a discriminação e desigualdade de forma transgressora à estética tradicional.
Quando o mundo parece se tornar cada vez menos verossímil, o cinema fantástico oferece uma forma potente de fabulação, de radicalização de experiências, manifestando um desejo de que o cinema pode, a partir da imaginação e do excesso, invocar aquilo é inalcançável.
Obras como “Parasita” de Bong Joon-Ho e “Bacurau” de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, fortalecem a potência do gênero.
E apresenta ainda experiências marcantes por meio de atividades formativas, do Esquenta Cinefantasy que serão exibidos 2 obras em sessões comentadas para 120 alunos do Instituto Criar, no Bom Retiro, em São Paulo e do Circula Cinefantasy com exibição de 01 obra, em quatro espaços nas periferias e ocupações da cidade de SP que acontecem no mês de agosto.
TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS
01 DE JUNHO - 14h
WORKSHOP DE STOP MOTION PARA CRIANÇAS
Na AACD de São Paulo
01 DE JUNHO - 19h
DEBATE MULHERES NO AUDIOVISUAL
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade
01, 02,03, 06 DE JUNHO - Das 13h às 18h
OFICINA DE CINEMA
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade
07 a 11 DE JUNHO - 15h – dias 07, 08 e 09 |15h e 19h30 – dia 10 | 12h e 15h – dia 11
MOSTRAS DE CURTAS-METRAGENS CINEFANTASY E FANTLATAM
No Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade
07 a 12 DE JUNHO - 21h – dia 07 | 17h, 19h15 e 21h30 – dias 08, 09, 10 e 11 | 17h, 19h15 e 21h – dia 12
MOSTRAS DE LONGAS-METRAGENS CINEFANTASY
No Reserva Cultural
08 a 12 DE JUNHO - 18h e 20h – dia 08, 09 e 10 | 16h e 22h – dia 11 | 18h30 – dia 12
MOSTRAS DE LONGAS-METRAGENS FANTLATAM
No Cine Satyros Bijou
13 a 16 DE JUNHO - 19h30
MOSTRA DO HOMENAGEADO NEVILLE D’ALMEIDA
No Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário