Mauricio de Sousa é o vencedor da categoria Audiovisual do Prêmio Faz Diferença 202

O desenhista Mauricio de Sousa é o vencedor da categoria Audiovisual do Prêmio Faz Diferença 2022, promovido pelo jornal O Globo. Em sua 19ª edição, a premiação homenageia personalidades brasileiras que inspiraram o público com seus trabalhos.

O cartunista foi premiado devido a sua contribuição na indústria audiovisual ao longo dos anos. Mauricio levou os seus famosos personagens às telas com o filme “Turma da Mônica - Lições”, que registrou grandes números de bilheteria nacional após a reabertura das salas de cinemas na pandemia.

O Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os demais ganhadores das 13 categorias da premiação foram anunciados hoje, 28 de maio, em um caderno especial do veículo. 


Mauricio de Sousa

Iniciou sua carreira de ilustrador na região de Mogi das Cruzes, perto de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí, vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Na edição de revistas em quadrinhos, depois de passar pela Editora Abril e pela Editora Globo, assinou contrato com a italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa. Suas criações chegam a cerca de 30 países.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba