“Para
consagrar as relações entre os festivais das Américas, foi criado o
GRAN PREMIO
FANTLATAM que é outorgado anualmente com a
finalidade de condecorar as melhores obras, diretores, roteiristas,
atrizes e atores do ano anterior. A federação mantém encontros
permanentes onde discute as interfaces do audiovisual na América
Latina, conjunturas e perspectivas futuras”. É assim que define
Monica Trigo, a brasileira presidente da FANTLATAM - Alianza
Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico,
que anuncia seus indicados na premiação deste ano, que acontecerá
em 11 de junho, durante o 13o Cinefantasy – Festival de Cinema
Fantástico.
Ao todo, 17
curtas e 14 longas, de diversos países da América Latina, concorrem
aos prêmios, que também incluem as categorias roteiro, direção,
ator e atriz. O Brasil tem representantes em todas as categorias:
“Carro Rei”, de Renata Pinheiro, em filme, roteiro, direção e ator
(Matheus Nachtergaele); “As Almas que Dançam no Escuro”, de Marcos
de Brito, em filme, roteiro, direção e ator (Paulo Vespúcio); “Rosa
Tirana”, de Rogério Sagui, em filme, direção, roteiro, atriz
(Kiarah Rocha), e ator (José Dumont); e “Domina Nocturna”, de
Larissa Anzoategui, em filme.
Na
categoria melhor curta, o Brasil concorre no GRAN PREMIO FANTLATAM
com “Duas Coxinhas”, de Leo Miguel; “O Retrato do Mal”, de Márcia
Deretti e Márcio Júnior; e “Rasga Mortalha”, de Thiago Martins de
Melo; e Chacal de Marja Calafange.
O júri é
formado por três profissionais do audiovisual com vasta experiência
internacional elenca os melhores do ano anterior, e neste ano conta
com a participação do crítico e curador brasileiro Filippo
Pitanga, o diretor e roteirista argentino Hernan Moyano, e da
escritora e roteirista mexicana Sandra Becerril.
“No
presente, apocalipse virou documentário. Numa época de
desmantelamento de políticas públicas voltadas para cultura e
educação, é imprescindível colocarmos as distopias e sonhos nas
telas, e contar as narrativas em olhares plurais”, explica o jurado
brasileiro Pitanga.
Ele também
destaca a importância de um prêmio exclusivo para a fantasia,
ficção-científica e horror, gêneros presentes, no entanto, se
tornam mais valorosos do que nunca. “Os filmes conseguem pensar
ainda mais mensagens, que são mais pungentes e com mais senso
crítico”. Mercadologicamente, também os filmes desses gêneros têm
feito enorme sucesso, destaca.
Moyano
concorda, e acrescenta sobre a importância para toda a América
Latina das produções e festivais que destacam fantasia, horror e
ficção-científica . “Com o surgimento de diferentes festivais de
cinema dedicados ao fantástico, os cineastas começaram a se reunir
e se organizar para realizar o que foi o germe do cinema moderno de
gênero latino-americano. Com exceção de países como Brasil ou
México, que já possuíam uma enorme tradição de cinema de gênero, os
demais países construíram seu próprio caminho a partir desses
encontros.”
O argentino
também destaca que, na Europa, por exemplo, uma premiação como o GRAN PREMIO FANTLATAM
é comum, e ele aguardava uma iniciativa parecida no nosso
continente. “O surgimento da federação latino-americana Fantlatam
foi uma das melhores notícias que os cineastas do gênero poderiam
receber. E que essa aliança além de organizar, divulgar e
administrar, premia o trabalho dos cineastas em um prêmio exclusivo
para o gênero, é algo maravilhoso e gera expectativa nas novas
gerações de cineastas.”
FANTLATAM
Criada em
2019, para fortalecer as experiências cinematográficas de filmes
fantásticos na América Latina, a aliança Fantlatam aponta que “a
cultura – não só acadêmica, mas também, e fundamentalmente, cultura
popular – é o que nos faz crescer e nos conscientizar. É o que nos
protege do autoritarismo. É o que, a longo prazo, mudará nossas
sociedades.”
A
presidente da aliança, Monica Trigo, destaca também que a Fantlatam
possibilita a troca e circulação de obras. “Por exemplo, na 13ª
edição do Cinefantasy exibiremos uma série de obras inéditas no
Brasil, receberemos realizadores de 11 festivais que participarão
de atividades formativas, debates e encontros. Essas ações são
importantíssimas, sobretudo num momento pós pandêmico.” O festival
acontece entre 6 e 12 de junho de forma presencial em São Paulo.
Abaixo a
lista de indicados: CURTAS
BESTIA
(CHILE)
BOSQUE
OSCURO (COLÔMBIA)
CHACAL
(BRASIL
CONOCE AL
MONSTRUO (ARGENTINA)
CONSUME
(ARGENTINA)
DUAS
COXINHAS (BRASIL)
EL AGUA TE
ARREPENTIRA (URUGUAI)
EL HILO
NEGRO (ARGENTINA)
ESTANISLAO
(PANAMÁ)
EXORCIZAMUS
TE (CHILE)
HOMBRE DE
NEÓN (PERU)
LABERINTO
(URUGUAI)
NATUS VINCERE
(MÉXICO)
O RETRATO
DO MAL (BRASIL)
RASGA
MORTALHA (BRASIL)
SABATH
LEGIÓN DE BRUJAS (COLÔMBIA)
SALPICON
(MÉXICO)
LONGAS
AL TERCER
DIA (ARGENTINA)
AS ALMAS
QUE DANÇAM NO ESCURO (BRASIL)
BALADA PARA
LOS NIÑOS MUERTOS (COLOMBIA)
CARRO REI
(BRASIL)
CINEMA
PSYCHO (CHILE)
DOMINA
NOCTURA (BRASIL)
EXPIRA
(MÉXICO)
LOS QUE
VUELVEN (ARGENTINA)
MATAR AL
DRAGON (ARGENTINA)
MUERTO CON
GLORIA (URUGUAI)
NOCTURNA
LADO A (ARGENTINA)
PUSSYCAKE
(ARGENTINA)
ROSA TIRANA
(BRASIL)
ZOMBIES EN
EL CAÑAVERAL (ARGENTINA)
ROTEIRO
GONZALO
CALZADA - NOCTURNA
MARCOS DE
BRITO - AS ALMAS QUE DANÇAM NO ESCURO
PABLO
SCHEMBRI - ZOMBIES EN EL CAÑAVERAL
PAULO SORIA
/ LISANDRO BERA / LAURA CASABÉ - LOS QUE VUELVEN
ROGÉRIO
SAGUI - ROSA TIRANA
SEBASTIAN
HERNANDEZ - BALADA PARA LOS NIÑOS MUERTOS (DOCUMENTAL)
SÉRGIO
OLIVEIRA, RENATA PINHEIRO, LEO PYRATA - CARRO REI
DIREÇÃO
GONZALO
CALZADA - NOCTURNA
JORGE NAVAS
- BALADA PARA LOS NIÑOS MUERTOS
LAURA
CASABÉ – LOS QUE VUELVEN
MARCOS DE
BRITO - AS ALMAS QUE DANÇAM NO OSCURO
PABLO
SCHEMBRI - ZOMBIES EN EL CAÑAVERAL
RENATA
PINHEIRO - CARRO REI
ROGÉRIO
SAGUI - ROSA TIRANA
ATOR
ALBERTO
AJAKA - LOS QUE VUELVEN
JOSÉ DUMONT
- ROSA TIRANA
LUIS MACHIN
- MATAR AL DRAGON
MATHEUS
NACHTERGAELE – CARRO REI
PABLO
SCHWARZ - CINEMA PSYCHO
PAULO
VESPÚCIO - AS ALMAS QUE DANÇAM NO ESCURO
PEPE
SORIANO - NOCTURNA
Kiarah Rocha
ATRIZ
JUSTINA
BUSTOS - MATAR AL DRAGON
KIARAH
ROCHA - ROSA TIRANA
MACA SUÁREZ
- PUSSYCAKE
MARÍA SOLDI
- LOS QUE VUELVEN
MARILU
MARINI - NOCTURNA
MORO
ANGHILERI - AL TERCER DIA
STEFANIA
TORTORELLA – MUERTO CON GLORIA |
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