Ucrânia X Rússia: 7 filmes e séries sobre o conflito na região

Obras atuais oferecem diferentes pontos de vista sobre o embate que já afeta muitas gerações 

Desde o dia 24 de fevereiro, o mundo todo voltou a atenção para a guerra entre Rússia e Ucrânia. O embate entre os países, no entanto, é antigo e já foi assunto de diversas produções do cinema e da TV. Para o professor de História do Colégio Marista Santa Maria, Jully Mar Roesler Santos, a abordagem audiovisual é importante para o aprendizado. “Filmes e seriados geralmente nos levam a assistir os movimentos históricos como pano de fundo e acompanhamos a trajetória de personagens que nos comovem. Dessa forma os acontecimentos tomam um tom até mais humanizado”, analisa. No entanto, é sempre válido ter uma opinião crítica e avaliar diferentes lados para ter um melhor entendimento, ressalta Santos.


Confira sete sugestões de filmes e minisséries que ilustram diferentes pontos de vista desse conflito:


Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom' (2015)


Este documentário foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2016 e acompanha a evolução da manifestação de estudantes ucranianos. O ato que começou pacífico e pedia pela aproximação dos laços com a União Europeia acabou se tornando uma grande revolta que depôs o então presidente ucraniano Yanukovych. 

Entrevistas com Putin (2017)


O cineasta Oliver Stone realizou o documentário para apresentar o presidente russo de uma forma diferente como a imprensa ocidental está acostumada a retratá-lo. São quatro episódios que podem ser considerados polêmicos por apresentarem um olhar diferente.  Está disponível no YouTube. 

A Sombra de Stalin (2019)



A narrativa nada sutil do longa de Agnieszka Holland mostra que a briga entre Ucrânia e Rússia é antiga. A história mostra um jornalista galês, em 1933, que ao se deparar com condições de vida precárias na União Soviética, passa a ser difamado, atacado e perseguido em uma tentativa de silenciá-lo. Está disponível na Netflix. 

Catarina, A Grande (2019)


A minissérie retrata os últimos anos do governo de Catarina A Grande, que ao lado de seu marido, tenta expandir o território russo sobre a Crimeia, área ucraniana. A região é estratégica tanto para a Ucrânia como para a Rússia, que atualmente domina o local, após a invasão de 2014. Está disponível na HBO Max. 

The Earth Is Blue as an Orange' (2020)



O longa traz os bastidores da guerra do ponto de vista de moradores da região, geralmente os mais afetados por conflitos. Anna é uma mãe que procura proteger seus quatro filhos sozinha em Donbass, uma zona de guerra. O documentário acumula uma longa lista de prêmios nos festivais de Sundance e Berlim e certamente vale a pena pelo ponto de vista oferecido à audiência. Está disponível na plataforma Vimeo. 

Chernobyl' (2019)



Sucesso da HBO, a série é aclamada pela atenção aos detalhes e retratação do local. Ao longo dos episódios, a explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia é revista, assim como a tentativa do governo de controlar os danos naturais e as investigações, assim como o que foi feito para tentar camuflar a real tragédia. Está disponível na HBO Max. 
 

'Donbass' (2018)



Outro longa que retrata a realidade de guerra da região de Donbass, na divisa entre Rússia e Ucrânia, mas com foco na propaganda e manipulação que a população recebe dos governos. A sinopse oficial declara: "Quando a guerra é chamada de paz, quando propaganda é anunciada como verdade e quando o ódio é declarado como amor, a vida começa a se parecer com a morte". Está disponível para aluguel na Reserva Imovision.
 

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba