MUBI presta homenagem a Jacques Tati com programação especial



Diretor, escritor e ator, Jacques Tati (1907 - 1982) é considerado o grande mestre da comédia francesa, conquistando gerações de crianças e cinéfilos. A MUBI, serviço global de streaming com curadoria, apresenta o especial Férias com o Sr. Tati, em homenagem a um dos diretores mais amados do cinema francês, com quatro de seus filmes mais famosos. Carrossel da Esperança (1949) e Meu Tio (1958) já estão disponíveis. Chegam à plataforma, ainda em janeiro, Playtime – Tempo de Diversão (1967) e As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco (1971).

Jacques Tati retratou a humanidade ignorante perdida em meio aos absurdos modernos de uma forma engraçada e profética. O cineasta deixou sua marca no colorido mundo vaudeville das salas de concertos e transporta o humor grotesco para o cinema, com surpreendente maestria. Graças ao cinema mudo, suas comédias contêm pouco diálogo, com destaque para a coreografia visual de cenários meticulosos, piadas visuais e sonoras e comportamento humano deliberadamente idiossincrático. Como mestre de seu domínio cômico, Tati construiu não apenas cenários, mas cidades inteiras, em que seus personagens tropeçam divertida e desajeitadamente em construções e engenhocas belíssimas, mas nada práticas. Sua obra traz o caos e a beleza da imprevisibilidade humana face às incessantes forças industrializadas e rotinas consumistas.

O especial Férias com o Sr. Tati começa com seu filme de estreia como diretor, Carrossel da Esperança. Um cativante carteiro é obrigado a mudar sua pacata rotina para seguir o ritmo veloz americano de entrega dos correios, que tem encantado os habitantes da pequena aldeia onde vive e trabalha. O querido Sr. Hulot de Jacques Tati também personifica uma resistência à americanização da vida cotidiana francesa, fazendo aparições na maioria de seus filmes, sempre perplexo e excêntrico. Com seu sobretudo, cachimbo e chapéu característicos, o icônico Sr. Hulot é um agente involuntário da perturbação. Seus escorregões e passos em falso causam estragos na residência elegante da família de seu irmão em Meu Tio, nos escritórios estéreis de Playtime – Tempo de Diversão e em uma exposição internacional de automóveis em As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco.

 

Férias com o Sr. Tati
Carrossel da Esperança
Meu Tio
Playtime – Tempo de Diversão 
– disponível a partir de 17/1
As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco 
– disponível a partir de 25/1

mubi.com


Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba