No mês que marca os 40 anos da descoberta do vírus do HIV, o longa-metragem “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira, tem estreias internacionais nos renomados festivais 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg (Alemanha, 12 de novembro) e 52º International Film Festival of India (Índia, 20 de novembro). Produzido pela capixaba Pique-Bandeira Filmes, o filme tem Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo como protagonistas e se passa em Vitória - Espírito Santo no ano de 1983, quando a primeira onda da epidemia de AIDS arrebata dois rapazes gays e uma mulher transexual, que se unem na tentativa de sobreviver ao temido e desconhecido vírus. Ainda no elenco, Clara Choveaux, Alex Bonini e Higor Campagnaro

"Entre recebermos a notícia da estreia mundial de “Os Primeiros Soldados” e o anúncio oficial da seleção, a AIDS, a sorofobia e a homofobia voltaram terrivelmente à pauta brasileira, por conta da irresponsabilidade de um governante que sobrevive das notícias falsas e do ódio. Os estigmas que nasceram na época que o filme retrata ainda estão vivos e nos ameaçam. A ideia de estrear agora um filme sobre essas primeiras pessoas a viverem com HIV no Brasil, feito por artistas LGBTQIA+ à frente e atrás das câmeras, só ganha força e sentido. É a demarcação de um espaço de acolhimento das nossas histórias esquecidas e uma maneira de iluminar o presente e o futuro das nossas lutas”, reforça o diretor e roteirista Rodrigo de Oliveira. 

Rodado poucos meses antes do início da pandemia, o filme traz essa realidade da comunidade LGBTQIA+ que, no início da década de 80, já sofria fortemente com a marginalização e a iminência da violência e que passa a lidar com uma nova camada de opressão com a chegada do desconhecido vírus que era, preconceituosamente, denominado "vírus gay". O desespero com a falta de informação, a exclusão social ainda maior e até mesmo o descaso e despreparo do sistema de saúde ao lidarem com a situação, eclodiu em uma epidemia que matou milhares e aumentou ainda mais a homofobia. De forma poética e sensível, “Os Primeiros Soldados” expressa essa angústia e também essa união da comunidade, que só podia se proteger entre si enquanto eram vistos como ameaças - sendo eles os maiores ameaçados.  

Sinopse: Em Vitória, na virada de 1983, um grupo de jovens LGBTQIA+ celebra o réveillon sem ideia do que se avizinha. O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto aproxima Suzano da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos eles tentarão sobreviver à primeira onda da epidemia de AIDS. 

Ficha Técnica 

Elenco principal:

Johnny Massaro - Suzano

Renata Carvalho - Rose

Vitor Camilo - Humberto

Clara Choveaux - Maura

Alex Bonini - Muriel

Higor Campagnaro - Joca

 

Director, Screenwriter and Editor/Diretor, roteirista e montador: Rodrigo de Oliveira

DoP/Direção de Fotografia: Lucas Barbi

Production Designer/Direção de Arte: Joyce Castello

Costume Designer/Figurino: Khalil Rodor, Roger Ghil

Makeup/Maquiagem: Paola Giancoli, Royce Luckessi

Line producer/Direção de Produção: Melina Leal Galante

Sound/Direção de Som: Hugo Reis

Sound mix/Mixagem: Tiago Bello

Original soundtrack/Trilha Sonora Original: Giovani Cidreira

Executive Producers/Produção Executiva: Vitor Graize, Maria Grijó Simonetti, Ursula Dart

Producer/Produção: Vitor Graize - Pique-Bandeira Filmes

Associate Producers/Produção Associada: Quentin Laurent - Les Films de l'?il sauvage; Lucas Barbi - Azucrina Filmes

Co-production/Coprodução: Canal Brasil

 

Festivais:
70º International Film Festival Mannheim-Heidelberg (2021)

52º International Film Festival of India (2021)

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

‘EDUARDO E MÔNICA’ estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de janeiro

  Inspirado nos populares personagens criados por Renato Russo na canção ‘Eduardo e Mônica’, o longa-metragem homônimo estreia nas telonas d...