Maju Coutinho e Majur são as convidadas do "Espelho" de segunda, dia 29, no Canal Brasil



 

As convidadas de Lázaro Ramos no "Espelho" de segunda, dia 29, às 23h, são a jornalista Maju Coutinho e a cantora Majur. No programa, que vai ao ar no Canal Brasil, Maju fala principalmente sobre sua carreira. Ela conta sobre o jeito que gosta de se comunicar, sobre a emoção no jornalismo, como é receber o carinho do público, suas referências e também sobre as partes ruins, de receber ataques e combater fake news. E Majur lembra de sua infância, de como encontrou sua carreira e descobriu sua voz e ainda descreve o essencial papel da música em sua vida. 

 

Maju Coutinho diz que os maiores desafios para os jornalistas atualmente são os ataques a eles e as fake news. Sobre os ataques, ela diz tomar muito cuidado com o que fala, e sobre as notícias falsas, diz que a solução está na educação. "As fake news, a gente tem que imaginar o que é ser jornalista para ficar desmentindo. O jornalismo profissional exige uma estrutura, antes de eu falar qualquer coisa lá no vídeo, a informação passou por gente que checou, que apurou, ligou, reconfirmou, até chegar na informação mais precisa. Não significa que não cometamos erros, cometemos às vezes, e corrigimos esses erros, porque é o nosso papel. Agora ter que lidar com o 'tio do zap', com informação que é só uma manchete, isso é uma dureza. Acho que vai exigir uma pedagogia mesmo do jornalismo, de desde criança, as crianças serem educadas a como lidar com as fake news e educarem seus pais, para a gente conseguir ter uma mudança significativa".  

 

"A música tem realmente um poder transformador. Eu sou uma mulher trans e reconheço esse corpo pela música, porque a arte foi capaz de me salvar. A artista salvou a Majur e fez da Majur quem ela realmente é. Eu entendi que através da letra e através da música, a gente consegue fazer as pessoas criarem imaginários incríveis para fazer mudar o mundo no qual a gente vive", conta a cantora Majur sobre o papel da música em sua vida. A convidada ainda fala sobre ser uma referência para outras pessoas. "Quando eu saí de casa, que quis fazer isso, eu já sabia que talvez fosse. Porque o ato que eu fiz foi um ato de coragem. Eu fiz da minha manifestação de ser eu mesma, a possibilidade de outras pessoas também serem elas. A força disso é muito maior do que a gente imagina".

 

ESPELHO

INÉDITO

Convidadas: Maju Coutinho e Majur

Horário: Segunda, 29/11, às 23h

Rebatidas: Sexta, 03/12, às 14h, e sábado, 04/12, às 7h

Classificação: Livre

Sinopse: Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos há 15 anos, Espelho segue sua busca pela pluralidade, discutindo temas como democracia, cidadania e, claro, arte, educação e cultura. O programa tem compromisso com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas. 

 

Neste episódio: Maju Coutinho comenta o desafio de lidar com as fakenews e os ataques ao jornalismo. A cantora Majur fala sobre uma nova geração que está enaltecendo ritmos africanos e destaca o poder da arte.

Nenhum comentário:

‘EDUARDO E MÔNICA’ estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de janeiro

  Inspirado nos populares personagens criados por Renato Russo na canção ‘Eduardo e Mônica’, o longa-metragem homônimo estreia nas telonas d...