Festival Curta Cinema apresenta pela primeira vez mostra Short Export, com filmes de origem alemã

 

 

O Festival Curta Cinema traz em sua 31ª edição pela primeira vez  a mostra "Short Export - Alemanha", com seis produções de origem alemã que estrearam na última edição do Festival de Clermont-Ferrand. Este programa é lançado todos os anos durante a Soirée Allemande do Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, uma parceria da German Films, AG Kurzfilm e Sauve la vi qui peut. A mostra não competitiva estará em cartaz na sexta, dia 5, às 17h, no Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro. De uma maneira não convencional e autêntica, os filmes lidam com mudanças, desafios e superação de traumas.  Fazem parte da seleção títulos de ficção, documentários, live-actions e animações: "Der Schornsteinsegler", "Der Übers Meer Kam", "Inndependence", "Masel Tov Cocktail", "Seepferdchen" e "Wochenbett". Detalhes da programação estão disponíveis em https://curtacinema.com.br/home/

 

 

A 31ª edição do Festival Curta Cinema está sendo realizada com o apoio da RioFilme, Embaixada da França, Goethe Institut, Instituto Cervantes e Bureau de Québec em São Paulo.

 

 

Sobre os filmes da mostra Short Export - Alemanha

 

Der Schornsteinsegler (The chimney swift, Alemanha, 2020)

Direção: Frédéric Schuld

Sinopse: Século 19 na Europa. Um menino escala uma chaminé enquanto um pássaro desce por ela para fazer um ninho. Um encontro sem volta.

Animação, 5 minutos.

 

Der übers Meer kam (The one who crossed the sea, Alemanha/Áustria, 2020)

Direção: Jonas Riemer

Sinopse: Um refugiado da RDA atravessa o Mar Báltico em um barco dobrável. Anos depois, ele encontra um novo lar em um crescente movimento nacionalista.

Animação documental, 11 minutos.

 

Inndependence (Alemanha, 2020)

Direção: Michael Schwarz

Sinopse: Lockdown da Covid-19, 2020. Todos os hotéis, pousadas e hostels estão fechados – exceto um hotel de negócios, que acolhe 29 pessoas sem casa. Porém, essa estadia é temporária…

Documentário, 17 minutos.

 

Masel Tov Cocktail (Alemanha, 2020)

Direção: Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch

Sinopse: Ingredientes: 1 Judeu, 12 Alemães, 50 ml de cultura da memória, 30 ml de estereótipos, 2 colheres de patriotismo, 1 colher de Israel, 1 falafel, 5 peças Stolpersteine, uma pitada de antissemitismo. 100% kosher!

Ficção, 30 minutos.

 

Seepferdchen (Seahorse, Alemanha, 2020)

Direção: Nele Dehnenkamp

Sinopse: Nas rotineiras aulas de natação, uma jovem Yezidi luta silenciosamente contra suas aterradoras memórias do Mar Mediterrâneo.

Documentário, 16 minutos.

 

Wochenbett (Postpartum, Alemanha, 2020)

Direção: Henriette Rietz

Sinopse: O filme descreve uma fase caótica pela qual passa a personagem principal, que se tornou mãe recentemente. Repleta de hormônios e sem poder dormir, ela fica com esse intenso período profundamente incrustado em seu coração.

Animação, 5 minutos.


Serviço:

Short Export - Alemanha

Data: 5 de novembro, às 17h

Local: Estação Net Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba